O ministro da Saúde Nelson Teich lamentou as mais de 10 mil mortes no Brasil por conta da Covid-19. “Hoje, dia 10 de maio, amanhecemos com uma enorme dualidade de sentimentos, que por um lado nos traz a alegria de um dia tão especial como o dia das mães e por outro a tristeza e sofrimento de ter atingido a terrível marca de mais de 10 mil mortes por Covid-19 no Brasil”, publicou o titular da Pasta em seu perfil oficial no Twitter.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), por sua vez, publicou críticas ao governo do Maranhão por conta do decreto de lockdown bloqueando os serviços não essenciais para conter o avanço da pandemia. O chefe do Executivo também postou uma mensagem pelo Dia das Mães e ações tomadas pelo governo federal para combater a Covid-19.

Ações contra a Covid-19

Na última sexta-feira (8), Teich esteve no Rio de Janeiro onde visitou o Hospital de Campanha no Rio Centro e se reuniu com o prefeito Marcelo Crivella e com a secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch. No dia, o estado recebeu um carregamento de 1,3 milhão de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que serão usados pelos profissionais de saúde que estão na linha de frente do atendimento aos pacientes com coronavírus. Desse total, 1.182.476 de EPIs estão indo para a Secretaria Estadual de Saúde do Rio e 182.030 foram entregues aos hospitais federais daquele estado, administrados pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Rio recebeu 1.176 litros de álcool etílico, 1.000 aventais, 1,1 milhão de luvas, 49,8 mil máscaras N95, 14,9 mil máscaras cirúrgicas, 4 mil toucas descartáveis e 12,6 mil protetores faciais. Já os hospitais federais receberam 180 litros de álcool etílico, 150 aventais, 170 mil luvas, 7,6 mil máscaras N95, 2,2 mil máscaras cirúrgicas e 1,9 mil protetores faciais.