Faleceu nesta segunda-feira (31), aos 59 anos, o alemão Joachim Werner Zang, o Professor Zang, como era chamado. Docente do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia, era extremamente preocupado com as questões ambientais e na busca por soluções que reduzissem o impacto das mudanças climáticas, uma referência na área de pesquisa sobre geração de energia sustentável.

Uma das bandeiras de Zang era a luta pela redução da emissão de gás metano na atmosfera por parte do setor agropecuário. Entre elas as tecnologias de baixo custo e acessíveis como os biodigestores, que com a produção de biogás ajudam a diminuir a poluição e a conter o aumento global da temperatura.

Em junho de 2022, Zang concedeu entrevista à Sagres sobre o assunto, alinhado ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Assista à reportagem a seguir

Com doutorado em Ciências Naturais (Dr. rer. nat.) na Área de Geociências da Johannes Gutenberg Universität Mainz (1994), reconhecido pela Universidade de Brasília (UNB) em 2002 e pós-doutorado pela Universidade de Rostock, na Alemanha, e pela Universidade Federal de Goiás UFG (2015), Zang foi representante da região Centro-Oeste na Rede Brasil-Alemanha de Internacionalização do Ensino Superior (Rebralint).

Zang era casado com a professora Warde Antonieta da Fonseca Zang, também docente do IFG. Em nota, a Comunidade Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade, lamentou a morte do Professor Zang.

No documento, o IFG afirma que Zang “deixou um legado inestimável em nossa comunidade acadêmica. Sua paixão pelo ensino e suas enormes contribuições na pesquisa serão sempre lembrados” e que “sua visão de uma sociedade mais sustentável e inovadora foi uma fonte de inspiração constante, guiando nossos estudos e pesquisas”.

Ainda na nota, o IFG reafirma o “compromisso de dar continuidade ao seu trabalho e ao seu legado, honrando sua contribuição à ciência, à sustentabilidade e à formação de profissionais comprometidos com um futuro melhor para a sociedade”.

Confira a nota na íntegra a seguir

“É com profunda tristeza em nossos corações que comunicamos o falecimento do estimado Professor Joachim Werner Zang, um dos docentes permanentes mais queridos e respeitados do nosso Programa.
Com uma carreira brilhante e dedicada à disseminação do conhecimento, o Professor Zang deixou um legado inestimável em nossa comunidade acadêmica. Sua paixão pelo ensino e suas enormes contribuições na pesquisa serão sempre lembrados.
Durante seu tempo conosco, o Professor Zang inspirou gerações de estudantes, impulsionando-os a buscar excelência e a enxergar além dos limites impostos pelo conhecimento convencional. Sua visão de uma sociedade mais sustentável e inovadora foi uma fonte de inspiração constante, guiando nossos estudos e pesquisas.
Além de suas habilidades acadêmicas, o Professor Zang também era um colega excepcional. Sua disposição para ajudar e compartilhar experiências, seu senso de humor contagiante e sua dedicação ao crescimento coletivo foram aspectos que o tornaram uma pessoa única e adorada por todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.
Neste momento de dor e saudade, nossa comunidade se une para prestar nossas sinceras condolências à família, amigos e colegas de trabalho do Professor Zang, sobretudo à sua esposa Profa. Dra. Warde, também docente do nosso Programa. Perdemos um grande ser humano, mas suas lições, ideias e valores permanecerão vivos em nossas memórias e em nossas pesquisas.
Em sua homenagem, reafirmamos o compromisso de dar continuidade ao seu trabalho e ao seu legado, honrando sua contribuição à ciência, à sustentabilidade e à formação de profissionais comprometidos com um futuro melhor para a sociedade.
Neste momento de luto, encontramos força uns nos outros para superar a tristeza e seguir adiante, mantendo vivo o espírito inspirador do Professor Joachim em cada passo que damos em nossas jornadas acadêmicas e profissionais.
Descanse em paz, querido Professor Joachim Werner Zang. Sua memória será sempre uma luz que iluminará nosso caminho.
Atenciosamente,
Comunidade Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade.”

Leia mais

Biodigestores em fazendas ajudam na redução do aquecimento global

Sistema para teto gera energia solar e eólica ao mesmo tempo

Pesquisa da USP avalia impacto dos combustíveis renováveis nas mudanças climáticas