Um dos protagonistas na luta pela criação do Tocantins e primeiro governador do estado mais novo da Federação, José Wilson Siqueira Campos faleceu na noite desta terça, 4, aos 94 anos. Quatro vezes governador do Tocantins, Siqueira é considerado a principal liderança política do estado e sua história se confunde com a própria história tocantinense. O político faria 95 anos no próximo dia 1º de agosto.
O Governo do Tocantins decretou luto oficial de sete dias. O velório está acontecendo durante toda a quarta-feira, 5, no Palácio Araguaia, sede do governo do Tocantins, em Palmas. A previsão é que o sepultamento aconteça no fim da tarde no cemitério Jardim das Acácias. O velório é aberto ao público e desde às 7h já havia movimentação no local.
Saúde
Siqueira Campos vinha enfrentando problemas de saúde que foram agravados nos últimos dias. Na quinta, 29, foi internado com fortes dores. O ex-governador vinha lidando com as consequências do câncer de próstata identificado em 2002. Após a internação, uma tomografia constatou um nódulo pequeno em cada pulmão, fissuras nas costelas e fragilidade no quadril. Apesar de registrar uma melhora no último domingo, Siqueira acabou tendo uma crise renal aguda e com a piora teve que ser entubado, não resistiu e faleceu.
História
Nascido em 1º de agosto de 1928, em Crato, no Ceará, José Wilson Siqueira Campos veio para o Tocantins ainda criança, e iniciou sua carreira política como vereador em Colinas, em 1965. A partir daí fortaleceu sua trajetória e na Câmara Federal se tornou a principal liderança do antigo Norte de Goiás.
Como Deputado constituinte, protagonizou a fusão de emendas que criou o Tocantins, sendo o primeiro governador do Estado (1989 a 1991). Foi também o idealizador e responsável pela construção da capital, Palmas. Siqueira Campos ainda foi governador por outras três vezes: 1995 a 1998, 1999 a 2003 e 2011 a abril de 2014.
Leia mais: