Faleceu na manhã desta segunda-feira (10), em Goiânia, a segunda gêmea siamesa que passou por cirurgia de separação há cerca de um mês. A divulgação da morte por parte do Hospital Materno Infantil (HMI) só foi permitida pela família na tarde de hoje (11).

Débora Guedes Cordeiro Vieira, de cinco meses, que sobreviveu ao procedimento de separação no dia 13 de setembro, permaneceu internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HMI em estado grave. Durante este período, ela sofreu duas paradas cardiorrespiratórias, causadas por uma infecção grave.

A irmã de Débora, Ana Júlia Guedes Cordeiro, não resistiu à cirurgia e faleceu ainda no dia 13. O procedimento foi realizado em caráter de urgência em razão do quadro clínico das gêmeas, pela equipe médica do cirurgião pediátrico Zacharias Calil.

Antes da separação, gêmeas eram unidades pelo tórax e abdômen e compartilhavam o fígado e uma membrana do coração. Em nota, a assessoria de imprensa do HMI informa que, “em respeito à dor da família, não irá agenda entrevistas sobre o assunto”.