Você já parou para pensar no que te faz feliz? Este é o assunto do Repense dessa semana: a Felicidade!!! Vamos embarcar em uma viagem para saber o que deixa as pessoas alegres e com aquela sensação de bem-estar. Eu falei embarcar por um motivo, essa viagem será de ônibus, porque mesmo em meio a rotina diária cansativa é possível ter momentos de descontração e alegria.

Leidivania esbanja simpatia para passageiros do transporte coletivo. Foto: Palloma Rabêllo

Um exemplo de alegria é a motorista do transporte público, Leidivania Ribeiro. Ela realizou um sonho nesta profissão e hoje espalha a felicidade pelas ruas da região metropolitana de Goiânia, com seu jeito simples e cheio de carisma. 

“Eu estou alegre o tempo todo e no momento de tristeza eu tento sorrir e tirar um sorriso do outro. Faço brincadeiras com todo mundo, converso e minha vida fica muito melhor assim. Alegria é comigo mesmo”, conta.

O que te faz feliz?

Pensar sobre o que é a felicidade pode ser mais difícil do que parece. O aposentado José Brandão precisou de um tempo para pensar e encontrou um bom motivo para ser feliz.

“Aí você me apertou! Mas eu já sei, a minha família me faz feliz, quando vejo que todos estão saudáveis é a coisa mais importante para mim”, diz o aposentado. 

Bruno Falcão trabalha como barbeiro. Ele relata que enxerga a felicidade quando consegue conquistar seus objetivos. “Fico satisfeito por trabalhar e conseguir receber dinheiro para ter um futuro melhor”, afirma Falcão.

Já a dona de casa, Isabel Ferreira Alves, resume a felicidade em três palavras: “Felicidade são meus filhos, família e Deus. Eu só preciso disso para ser feliz, encontro a paz e a alegria no meu lar”, pontua.

Interpretações diferentes de felicidade

Felicidade! De acordo com o dicionário é uma sensação real de satisfação plena, um estado de contentamento e alegria. Como cada pessoa é única, a felicidade pode ganhar interpretações diferentes também.

Maria Eduarda se sente feliz com lembranças da infância (Foto: Palloma Rabêllo)

Há pessoas que acreditam que se tornam mais felizes com dinheiro no bolso. Há quem se sinta feliz com as lembranças da infância, como é o caso da jovem aprendiz Maria Eduarda Rodrigues.

“Felicidade é quando a família se reunia na casa da minha bisavó e fazia aquele almoço de domingo. A tarde todos os primos brincavam com sabão e água no chão”, lembra a jovem aprendiz.

Gabriel Gomes encontra felicidade na fé. Foto: Palloma Rabêllo

Deu para perceber que o significado de felicidade leva em consideração as interpretações que cada um tem sobre esse sentimento. Por exemplo, o jovem aprendiz Gabriel Gomes que encontrou a verdadeira felicidade na fé.

“A felicidade está em Cristo na minha vida! Ele é uma fonte de amor inesgotável. Eu também acredito que Deus colocou minha família para me ajudar a caminhar e ser feliz no meu dia a dia”, compartilha o jovem.

Felicidade dos brasileiros 

Cerca de 83% dos brasileiros se consideram felizes, de acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto Ipsos. O levantamento mostra que no mundo a percepção de felicidade subiu, de 67% para 73%.

A Leidevania faz parte dessas estatísticas. Para ela um sorriso é capaz de melhorar um dia difícil, e por isso, ela tenta manter sempre o alto-astral.

“A gente não consegue ficar bem se olhar apenas as dificuldades e as tristezas. Por isso, é importante ver e valorizar as pequenas alegrias cotidianas. Um sorriso não custa nada e ainda pode alegrar o dia de alguém”, disse a motorista.

O aposentado Eurípedes Jesus Silva em uma das rotas da Leidevania (Foto: Palloma Rabêllo)

A atitude da motorista deixa a vida de algumas pessoas mais leve, como é o caso do aposentado Eurípedes Jesus Silva. Ele se alegra muito quando fala da gentileza e carisma da Leidevania. 

“Ela é muito feliz e isso é contagiante. É uma ótima motorista e uma pessoa excepcional. A gente fica feliz com alguém que trabalha assim, alegre e com bom humor. Ela consegue melhorar o meu dia “, disse o aposentado. 

O prazer da simplicidade  

A verdade é que todos querem ser felizes. Mas, poucos se dão conta que na maioria das vezes a felicidade está nas pequenas coisas do nosso dia.

No barulho da chuva (pausa), naquele pão de queijo com café, em chegar em casa depois de um longo dia de trabalho e em um momento com a família e amigos. Talvez a felicidade não seja uma procura ou busca, mas uma criação. Algo que cultivamos nos simples detalhes das coisas, das pessoas, do dia a dia, da vida! 

Este conteúdo está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 3 – Saúde e Bem-estar.

Leia mais