Nesta semana, a África viveu mais um golpe de estado, o oitavo realizado com sucesso em ex-colônias francesas desde 2020. Depois dos recentes casos em Mali, Chade, Guiné, Burkina Faso e Níger, o Gabão aumentou a lista com a queda de Ali Bongo Ondimba, presidente desde 2009 e sucessor de seu pai, Omar, que governou por 41 anos.
Por causa de mais um resultado polêmico das últimas eleições realizadas no país, os militares tomaram o poder com apoio da população gabonense. Dessa forma, também encerraram um governo de 56 anos da família Bongo, há décadas cercado de polêmicas e envolvido em casos de corrupção e nepotismo.
O golpe no Gabão, portanto, é o tema desta semana no Sagres Internacional. O jornalista Rubens Salomão e o professor de geopolítica Norberto Salomão destacam mais uma tomada de poder no continente africano. Ademais, por falar em colônia francesa, o quadro “Abre aspas” destaca a Guiana Francesa.
O país sul-americano, departamento ultramarino da França, virou peça-chave para Emmanuel Macron ampliar a influência gaulesa na Amazônia. Afinal, o presidente francês ressaltou o interesse em fazer parte do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). “Somos uma potência amazônica através da Guiana”, afirmou Macron.
Além disso, no “Brasil Internacional”, a repercussão do acordo de 600 milhões de dólares para financiar exportações brasileiras para a Argentina. Entre outros temas, o polêmico despejo da água radioativa da usina nuclear de Fukushima. Fumio Kishida, primeiro-ministro japonês, gravou vídeo comendo peixe pescado na região.
Confira a edição 233 do Sagres Internacional
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes
Podcast
Todo sábado, a partir das 13h, o Sagres Internacional vai ao ar com uma edição inédita. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.