A primeira liga de futebol masculino na Europa a ter metade do conselho administrativo formado por mulheres. Assim, orgulhosamente, a Lega Pro se intitula. Filiada à Federação Italiana de Futebol, a associação é responsável pela terceira divisão.

Na semana do Dia da Mulher, a liga destacou a eleição de Roberta Nocelli, diretora executiva do Ancona, ao conselho da Serie C. A dirigente se tornou a terceira mulher a compor a administração do campeonato, que conta com seis membros.

“Um recorde significativo para a Serie C”, destacou em nota a Lega Pro, que ainda reforçou que “sempre acreditou na igualdade de gênero e ressalta o valor das dirigentes no esporte italiano”.

Alessandra Bianchi e Patrizia Testa, respectivamente presidentes do Padova e do Pro Patria, também estão entre as conselheiras.

Matteo Marani, presidente da liga, ressaltou que “não gosto de falar de cotas femininas, mas acho importante a consistência e a sensibilidade que as mulheres podem dar ao futebol”.

“Estou feliz por ter Alessandra, Patrizia e Roberta no conselho, e me orgulho que a Lega Pro seja a primeira na Europa a ter três mulheres em sua administração”, completou.

Leia mais