Os municípios podem receber quase R$ 4,8 bilhões no próximo dia 8 de julho, referente ao 1% adicional do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), previsto na Emenda Constitucional 55/2007, em vista à arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto de Renda (IR) entre julho do ano passado e junho deste ano. 
 
O cálculo de R$ 4,8 bilhões é com base nos dados da Receita federal e no Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias disponibilizados pela Secretaria do Tesouro Nacional, realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

O que significa 7,48% a mais do que o previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021, caso seja confirmado. Nos cofres municipais a arrecadação desses dois impostos de janeiro a abril deste ano está maior do que em 2020, pois entre março e abril houve crescimento de 41,29% e 41,78%. 

Ananda Leonel é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com IPHAC e a Faculdade UniAraguaia, sob supervisão da jornalista Tandara Reis.