Sagres em OFF
Rubens Salomão

Na COP, Lula garante que “Petrobras não vai parar de prospectar petróleo”

Na COP dos combustíveis fósseis, como tem sido apelidada a COP 28, realizada nos Emirados Árabes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adotou discurso dividido sobre a questão. Em meio aos debates internacionais sobre como acelerar a implementação das energias renováveis e organizar um caminho para acabar com o uso de combustíveis fósseis, Lula afirmou que a Petrobras não tem intenções de parar de prospectar petróleo.

A declaração foi dada neste domingo (3), pouco antes do presidente encerrar sua participação na 28ª Conferência do Clima da ONU, em Dubai. Quando confrontado sobre a informação, de que o atual presidente da petrolífera, Jean Paul Prates, tem planos de abrir uma subsidiária no Oriente Médio, Lula desconversou. “Se a Petrobras tem algum investimento para fazer aqui, eu não sei do que é. Mas a Petrobras não vai deixar de prospectar petróleo, temos que lembrar isso, porque o combustível fóssil ainda vai funcionar muito tempo na economia mundial”.

O presidente tentou adequar o discurso ao contexto da COP 28. Disse que a petrolífera terá a missão de tornar os combustíveis fósseis mais eficientes, mesmo com a manutenção do trabalho para prospectar petróleo. A mesma versão ocorreu em relação à adesão do Brasil à Opep+. Segundo Lula, o ingresso no grupo será como observador e com o papel de convencer os países produtores de petróleo a se prepararem para o fim dos combustíveis fósseis.

prospectar petróleo lula marina silva
Foto: Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a sessão de abertura da Presidência da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP28). (Crédito: Ricardo Stuckert/PR)

Prospectar petróleo

A Opep+ reúne os principais produtores de petróleo do mundo e aliados, como a Rússia. O anúncio de que o Brasil vai ingressar no grupo ocorreu na quinta-feira (30). Em reunião com a participação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. A garantia para prospectar petróleo no país foi a última declaração de Lula na Cúpula.

Continua

“Enquanto ele [combustível fóssil] funcionar, nós vamos conseguir pegar petróleo, nós vamos melhorar qualidade da gasolina. Porque é importante vocês lembrarem que não é de hoje, a gasolina brasileira tem 27% de etanol misturado a ela. Já não é poluente como as outras. O nosso diesel já tem 12% de biodiesel. Quando a gente fala em combustível no Brasil, vocês têm que lembrar que estamos um passo à frente dos outros”. Disse Lula, sobre a intenção de prospectar petróleo.

Ingresso

Na coletiva, Lula também voltou a falar da entrada do Brasil no grupo expandido da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP+). Ele repetiu a justificativa de que a adesão seria para tentar convencer a Organização. A Opep atua há quase 60 atua como um cartel para ditar os preços do combustível no mundo.

Reduzir

“É verdade que precisamos diminuir os combustíveis fósseis, mas é verdade que precisamos produzir alternativas. Antes de acabar com o sectarismo, precisamos oferecer à humanidade opções. E a nossa participação na OPEP+ é para discutirmos com a OPEP a necessidade de os países que têm petróleo e que são ricos, de investir um pouco do dinheiro para ajudar os países pobres. Do continente africano, da América Latina, da Ásia. Esse é nosso papel”.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU)ODS 12 Consumo e Produção Responsáveis; ODS 13  Ação Global Contra a Mudança Climática; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.