Os temas diversidade e respeito às diversidades abriram o segundo dia de palestras da Jornada do Conhecimento 2023, promovida pela Demà Jovem by Renapsi. Nesta terça-feira (21), o evento, que integra a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), Sistema Sagres de Comunicação e Fundação Pró-Cerrado (FPC), recebeu a advogada especialista em Direitos LGBTQIAPN+, Chyntia Barcellos.

Leia mais: Educação especial: especialistas apontam desafios para inclusão

Consultora em diversidade e criadora do perfil Demitindo Preconceitos, destaca a importância de se conhecer as pessoas com quem se está trabalhando na organização, e isso inclui o respeito à orientação sexual de cada um.

“Esse não era um tema para as empresas, mas agora ele é. Para além da responsabilidade social de cada empresa, dentro dos princípios da governança, do ESG hoje em dia, a gente tem de fato leis que proporcionam que as empresas façam esse trabalho”, argumenta Chyntia.

Para Chyntia Barcellos, a inclusão de Pessoas com deficiência (PCD) precisar deixar de ser vista pelas empresas como uma obrigação legal. “Deficiente é o nosso sistema, não a pessoa, pois o nosso sistema é que é deficiente para acolher uma pessoa com deficiência”, afirma.

Linguagem inclusiva

Por falar em inclusão, que tal saber um pouco mais sobre a linguagem inclusiva? Durante a palestra, com a apresentação de um vídeo da fundadora da Transcendemos, Consultoria em Diversidade e Inclusão, Gabriela Augusto, Chyntia Barcellos frisou a importância das organizações cumprirem essa função social, ao passo em que deixam claro a todas as pessoas que o ambiente de trabalho reconhece, valoriza e apoia todas as existências.

Assista a seguir

Gabriela Augusto assessora empresas que querem promover igualdade étnico-racial e de gênero e abrir espaço para talentos LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência. A sigla possui letras que podem ser usadas para explicar a orientação sexual, a expressão e a identidade de gênero de muitas pessoas, como no vídeo do ator e apresentador Vitor diCastro, também utilizado por Chyntia Barcellos durante a palestra.

Assista a seguir

Igualdade nas diferenças

A palestra contou ainda com o tema discriminação nas empresas. Para ilustrar, Chyntia Barcellos exibiu uma propaganda dinamarquesa aborda o assunto. Na cena, personagens são indagados sobre suas realidades e instigados a demonstrar, através das respostas, os seus grupos de pertencimento. Nesse momento, observando as respostas dos demais, as pessoas percebem as diferenças e pontos em comum com os outros.

Leia mais: Etarismo: as mulheres são as principais vítimas

De maneira sutil, o vídeo conduz expectadores a refletirem sobre a diversidade das pessoas, e pode ser um recurso pedagógico para discutir os conceitos de igualdade e diferença, bem como para pensar em uma sociedade mais plural e igualitária.

Assista a seguir

A palestra contou com apresentação da jornalista Jéssica Dias e a participação da consultora jurídica da Demà Renapsi, Lívia Baylão (Foto: Sagres Online)

Leia mais