Sagres em OFF
Rubens Salomão

‘Não tem mulheres líderes suficientes’, diz Nobel da Paz Ellen Johnson-Sirleaf

A ex-presidente da Libéria e ganhadora de um Nobel da Paz, Ellen Johnson-Sirleaf, participou da Conferência Internacional Amazônia e novas Economias, em Belém. O evento teve promoção pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), capitaneado pelo ex-ministro Raul Jungmann. Após o discurso no evento, Sirleaf falou com jornalistas sobre representatividade das mulheres na política.

A Nobel da Paz de 2011 define qual o papel das mulheres na transformação para um mundo pacífico e sustentável. “Se olharmos para o papel das mulheres proeminentes, onde quer que seja, onde as mulheres assumem a liderança, temos paz, temos a promoção da igualdade, mas não as temos em número suficiente”, afirmou.

“Não temos mulheres líderes suficientes. E esse é o problema do mundo atual, que precisa de mais mulheres fortes, capazes, competitivas, empenhadas, que possam assumir o poder, porque elas usam o poder de forma diferente”, defendeu. Para Sirleaf, as mulheres “não usam o poder para a força e para a violência”. “Usam para a união, a paz e a prosperidade. Por isso, eu encorajo todos vocês a continuarem a fazer disso a sua alegria: promover as mulheres onde virem uma mulher forte. Promovê-las para que possam continuar a avançar e se manterem em movimento”.

Nobel da Paz Ellen Johnson-Sirleaf
Foto: Nobel da Paz Ellen Johnson-Sirleaf, durante conferência em Belém. (Crédito: Flickr IBRAM/Divulgação)

Nobel da Paz

Economista com formação nos Estados Unidos e ex-ministra das Finanças, Ellen Johnson-Sirleaf venceu o Nobel da Paz após ser a primeira mulher a se tornar chefe de Estado na África, em janeiro de 2006. Ficou conhecida na Libéria país como ” dama de ferro” e alcançou apoio entre as mulheres liberianas e a pequena elite com mais acesso à educação.

Análise

A Nobel da Paz ainda tratou, na entrevista coletiva em Belém, das eleições norte-americanas e presença do continente africano no G20. O encontro ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro.

Relativo…

“Quando as pessoas estão em campanha política, fazem todo tipo de declarações. Também fiz quando estava em campanha. Temos de esperar e ver o que realmente fazem. Além disso, grande parte da ação de um líder, em qualquer lugar, dependerá da qualidade e da autonomia da instituição. Alguns deles não conseguem pôr em prática o que pretendem por causa de instituições autônomas fortes”, considerou a Nobel da Paz sobre a vitória de Trump.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 05 – Igualdade de Gênero; ODS 10 –Reducação das Desigualdades; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.