O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), atualmente, é a principal forma de admissão das universidades brasileiras. Mas o que muitos não sabem é que a nota do exame também é aceita para o ingresso em instituições de ensino fora do Brasil. Países como Portugal, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Irlanda e França aceitam a nota do Enem para ingressar alunos em suas universidades.

Muitas das universidades estrangeiras que aceitam o Enem como parte do processo seletivo cobram taxas pelo ensino. Elas podem ser pagas por semestre ou de forma parcelada, o que varia de acordo com a instituição. Assim como no Brasil, existem programas de bolsas de estudos, sendo que alguns deles são oferecidos pelas próprias universidades.

Estados Unidos e Canadá

Nos Estados Unidos, o instrumento de entrada mais comum para as universidades é o Common Application, processo seletivo que é bem similar ao Sisu aqui no Brasil, onde é possivel tentar vagas em mais de 1000 instituições no país. Entre as universidades que aceitam o Enem estão a Temple University, a Northeastern University, que possuem campus em diversas cidades, e a badalada New York University (NYU).

No Canadá, o processo de admissão é diferente em cada instituição. Universidades como a da Colúmbia Britânica, a de Toronto, Humber, Ryerson e Trent aceitam notas do Enem.

Entretanto, para ambos os países, a nota do Enem compõe apenas parte do processo seletivo. Também podem ser levadas em consideração o histórico escolar, entrevistas com os candidatos e escrever redações. Outro requisito é um teste de proficiência na língua local.

Europa

Ao menos quatro países europeus aceitam notas do Enem para ingresso em universidades. França, Reino Unido, Irlanda e Portugal têm instituições que utilizam o resultado do exame no processo seletivo para estudantes brasileiros. Portugal, inclusive, possui um programa de parceria com o Ministério da Educação do Brasil, com mais de 50 universidades conveniadas aceitando notas do Enem.

Leia mais: