A técnica utiliza a fêmea do mosquito para espalhar larvicida nos possíveis criadouros.

A Secretaria Municipal de Saúde vai lançar o Projeto de Estações Disseminadoras de Larvicida, que consiste no combate ao mosquito Aedes Aegypti, desenvolvido em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz- Fio Cruz- Manaus, vinculada ao Ministério da Saúde. O projeto será lançado pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, nesta segunda-feira (17), às 9 horas, no Paço Municipal.

O novo processo já é recomendado pelo Ministério da Saúde e está sendo utilizado em Natal-RN, Marília -SP, Manacapuru-AM, Belo Horizonte-MG, Porto Nacional-TO e, a partir de agora, em Goiânia. Os agentes de endemias já serão capacitados para utilizar a técnica, que consiste na utilização dos próprios mosquitos para disseminar larvicida em criadouros.

“Trata-se de uma técnica simples, de baixo custo e que apresentou bons resultados onde já foi utilizada, por isso testaremos em Goiânia”- explica a Superintendente de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, Flúvia Amorim.

Em Goiânia serão instaladas 1.000 estações disseminadoras de larvicida. Foram selecionados um bairro por região, que apresentam maior quantidade de ovos, monitorados pelas ovitrampas. Para o lançamento estará presente o coordenador técnico do Projeto pela Fio Cruz Manaus, Dr José Joaquín Cavajal Cortés.

*Informações SMS Goiânia