Este mês também é conhecido como Novembro Verde, numa referência a uma campanha mundial para divulgar os benefícios e incentivar o uso da homeopatia, que é um tipo de tratamento que utiliza, em pequenas doses, as mesmas substâncias que provocam os sintomas para tratar ou aliviar vários tipos de doenças, o princípio geral de que “semelhante cura semelhante”.

Foto: Sagres TV 

A homeopatia é um método terapêutico criado em 1796 pelo médico alemão Samuel Hahnemann. No Brasil, a prática teve início em 1840, e há 20 anos, o uso da homeopatia em animais foi regulamentada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. Esse tratamento, muito usado na medicina humana, está ganhando cada vez mais espaço no mundo animal.

A equipe da SagresTV visitou o consultório da médica veterinária Leila Leal Parente, no Setor Goiânia 2. Pós-doutora e professora universitária, ela pratica a medicina veterinária integrativa, trabalha com homeopatia, fitoterapia e Medicina antroposófica. Leila mostrou seus 3 cães, bastante saudáveis. Todos utilizam a homeopatia. 

A cadelinha Chanel, de 2 anos, come os medicamentos com gosto, pois eles são doces. “Um dos maiores benefícios da homeopatia é o fato de que traz pouquíssimos efeitos colaterais, sem contar que melhora o organismo como um todo e não trata apenas a doença em si”, explica.

“Com o tratamento, queremos não apenas tratar os sintomas, mas descobrir o que causou aquela doença e lidar direto com a raiz do problema”, conta a médica veterinária. Ela diz que faz questão de ir à casa onde moram os animais para ver o que pode estar causando o problema: “Já tive casos de cães que adoeceram porque um humano muito próximo morreu, ou porque chegou um outro animal na casa e ele ficou com ciúmes. Cães têm muito sentimento”.

Confira a entrevista concedida ao repórter Silas Santos

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/gYphrnxWoIc” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}