Garotos treinam em escolinha de futebol, na Vila Redenção (Foto: Reprodução/Sagres TV) 

São mais de 30 anos formando cidadãos. Neste semestre, pela primeira vez, por causa da grande demanda, a Escolinha de Iniciação Esportiva que funciona no Campo do Muranga, na Vila Redenção, recebe alunos de 6 a 8 anos. Antes, a faixa etária era apenas acima de 8. A mudança beneficiou garotos como o Maíck Gazarole, que está gostando muito dos treinos: “Já desenvolvi muito desde que comecei aqui”, conta o menino.

Na arquibancada, uma torcida para lá de animada. São mães que empurram o time. “Vai lá, parte para o ataque”, grita uma delas. Já Carliane Aline Silva, a mãe do Maíck, com um celular, filma cada lance do treino: “Depois, mostro para o pai dele, para parentes e amigos. O próprio Maíck assiste para ver o que pode melhorar”, explica.

A escolinha existe há mais de 30 anos. É uma parceria do Centro Promocional Social e Recreativo de Vila Redenção (Cepro), com a Prefeitura de Goiânia, que, por exemplo, envia o treinador. Três vezes por semana, crianças de 6 a 14 anos treinam lá. “Era meu sonho poder treinar. Eu sei que ainda vou ser um grande jogador de futebol”, diz o aluno Gustavo Ferreira, de 12 anos.

E você sabe por que o nome do lugar é Campo do Muranga? Por conta de um homem que acompanha cada treino, o Ismael, conhecido como ‘Muranga’. Foi a família dele e alguns outros moradores que criaram a escolinha. Ele celebra: “É um prazer saber que minha família deu início a esta escolinha porque por aqui já passaram centenas, milhares de garotos”, afirma.

O treinador dos garotos é Wendel da Costa. Ele jogou no campo da Vila Redenção quando era criança. Formou-se em educação física pela Universidade Federal de Goiás (UFG), passou no concurso da Secretaria Municipal de Educação e agora é treinador da turma. Ele diz que se sente feliz por formar não apenas jogadores, mas cidadãos. “Por aqui já passaram garotos que depois brilharam no sub-17 da Seleção Brasileira, em times de Goiás e até do Brasil”, conta.

As mães dizem que, na escolinha, as crianças não aprendem apenas técnica. São ensinamentos para a vida toda e que refletem no dia a dia, por exemplo, na escola. “Meu filho estava com certa dificuldade na escola. Está tão feliz de treinar aqui que as notas e o desempenho na escola melhoraram. Aqui ele aprende muito sobre disciplina, foco”, conta Roberta Moreira, mãe do Samuel, de 7 anos.

Além desta, a Prefeitura de Goiânia tem outras 12 escolinhas de iniciação esportiva em diferentes regiões da cidade. As aulas ocorrem em parques, praças e em escolas municipais, que no abrem as portas n contraturno para a comunidade. E as escolinhas não são apenas de futebol. Tem também modalidades como vôlei, basquete, natação e atletismo. O telefone para saber onde tem uma escolinha mais perto da sua casa é o (62) 3524 – 7306.

Confira a reportagem de Silas Santos 

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/w67H3ivQjR8″ frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}