(Foto: Divulgação)

O Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO) divulgou o relatório Diagnóstico de Despesa com Pessoal dos Municípios Goianos, referente ao primeiro quadrimestre de 2019. Foram analisados 193 dos 246 municípios do Estado. Os dados são baseados no cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Em entrevista à Sagres 730, o chefe de divisão da secretaria de atos de pessoal do TCM-GO, Vinícius Santos, explicou que dos 53 municípios que ficaram de fora do relatório, 39 estavam inadimplentes com o Tribunal na data da coleta dos dados, além deles, 15 municípios escolheram fazer a prestação de contas semestral.

A cidade de Novo Planalto tem 312 servidores públicos, o município que mais aumentou a despesa com pessoal em Goiás no primeiro quadrimestre de 2019. O levantamento foi realizado pelo TCM-GO, mostra que a prefeitura aumentou em 27,50% os gastos com servidores no período, utilizando 74,13% da Receita Corrente Líquida (RCL) para quitar a folha de pagamento.

“Temos observado uma oscilação [da quantidade do quadro de pessoal], mas esse quadro tem se mantido estável, inclusive nesses municípios que possuem um alto índice de despesa com pessoal, o possuem há muito tempo”, avaliou. “Esse relatório apontou que alguns municípios têm agravado a situação do quadrimestre passado para este, como é o exemplo da cidade de Novo Planalto, ou seja, aumentou o valor da despesa de pessoal”, completou.

Segundo o relatório, 96 municípios aumentaram a despesa com pessoal no início deste ano e 95 tiveram queda. O chefe de divisão da secretaria de atos de pessoal do TCM-GO, Vinícius Santos, disse que a quantidade excessiva de servidores comissionados é um problema, porém, não é o maior.

Ouça a entrevista completa:

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/649120571&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}