As escolas municipais Terra Prometida e Adelino Ariane, em Aparecida de Goiânia, recebem o projeto “Cultivando o Futuro”, uma iniciativa inovadora de educação e agricultura urbana da Secretaria Municipal de Educação e da empresa Tratto Agro.

A Tratto Agro desenvolve projetos de agricultura sustentável e, assim, na parceria com a pasta da educação levará hortas educativas para as crianças. São aproximadamente 200 estudantes que deverão cuidar diariamente da plantação como parte do aprendizado e da construção de novos hábitos alimentares e comportamentos.

“É um projeto que envolve a produção de alimentos, a mudança de hábitos e a cidadania. Durante sua execução, os alunos vão aprender a preparar o solo, plantar, irrigar e depois estarão colhendo para inserir na alimentação escolar e até para levar para suas casas”, afirmou a secretária de Educação, Idelma Oliveira.

O projeto

O contato dos estudantes com a horta será diário, a fim de que eles desenvolvam uma consciência para práticas sustentáveis. Portanto, os pilares do “Cultivando o Futuro” são a segurança alimentar, educação e a transformação social. Assim, então, as hortas educativas serão plantadas pela empresa e pelos estudantes, como contou a madrinha da iniciativa, a engenheira agrônoma Ikanuza Pimentel.

“As crianças vão aprender técnicas de preparo do solo, plantio e cuidado das hortaliças, seguindo orientações específicas, como a preparação dos berços com antecedência e irrigação adequada para evitar o aparecimento de fungos”, explicou.

Agronômos da Tratto Agro instrui alunos sobre preparação do solo e plantio, na Escola Municipal Adelino Ariane (Foto: Jhonney Macena)

O “Cultivando o Futuro” é para estudantes do 1º e do 5º ano dos períodos matutino e vespertino das duas escolas. Especialista em agricultura sustentável, a empresa quer levar a conscientização ambiental para as escolas por acreditar que o local é um ambiente ideal para ensinar bons hábitos.

“Nesse contexto, programas de educação e saúde podem ser implementados, servindo como exemplo não apenas para os alunos, mas também para suas famílias e toda a comunidade”, destacou o CEO da Tratto Agro, Daniel Antunes.

*Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 02 – Fome zero e agricultura sustentável e o ODS 04 – Educação de qualidade.

Leia mais: