O secretário afirmou que a iniciativa privada está acostumada com a agilidade, de fazer as coisas acontecerem com mais rapidez, e agora ele tem o desafio de tentar destravar os processos da prefeitura, principalmente na sua área, que é o planejamento e urbanismo na SEPLAN. “Quando fui convidado, já tinha sugerido para a gestão passada sobre os corredores de ônibus, para melhorar o transporte coletivo. Esta é a única solução para Goiânia, pois cada dia mais carros em motos enchem a cidade, porque não temos ônibus com agilidade e rapidez para levar o cidadão para escola e trabalho”, explica o secretário.
Ele ainda defende uma sinalização melhor na cidade, e que haja um cartão que o usuário que use o transporte todo o mês tenha descontos. “Ele tem que pagar menos que aquele cidadão que usa esporadicamente”, afirma.
O plano diretor também prevê o desenvolvimento ao longo dos eixos, pois assim, ele acredita que o cidadão vai ver muito mais facilidade em ver um ônibus a duas quadras de casa. “Por Goiânia ser um pólo importante, ela acaba atraindo todas as pessoas que querem uma melhor qualidade de vida. Com o crescimento de Goiás, temos que fortalecer as cidades de médio porte, como Jataí, Rio Verde, Luziânia e Itumbiara, para levar a essas cidades tudo que for possível: habitação universidades e bons hospitais”, ressalta.
Ele lembra que Goiás tem um déficit de 240 mil moradias, com pessoas morando de favor, e é necessário que o mercado imobiliário dê condições de moradia, desde que haja uma ordenação, para evitar o que aconteceu no Setor Bueno, em que os prédios são muito próximos uns dos outros, impedindo a iluminação e ventilação de cada um.
Sobre o planejamento para construções, Roberto Elias lembrou sobre a Marginal Botafogo, que há 19 anos não foi concluída. “Estamos falando de 19 anos com pouco investimento, essas vias não podem ter semáforos. Com autorização do prefeito Paulo Garcia, vai ser feito um viaduto da Marginal Botafogo com a Rua 88, e na sequência na Marginal Botafogo com a Avenida 136. Atualmente o anel viário vai da fábrica da Eternit, na BR-060, até perto da fábrica da Mabel, na BR-153.
O secretário afirmou que será feita uma obra pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), que sairia da BR-153, cortaria por fora do condomínio Aldeia do Valle, para sair na BR-060, depois da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Além disso, o prefeito autorizou a atualização do projeto para buscar recursos em viabilizar 12 km, desde a fábrica da Eternit até a saída de Inhumas, na GO-070.
Quanto à construção de metrô na capital, Roberto Elias se limitou a não conversar sobre esta obra por enquanto em Goiânia, pela dificuldade de se obter recursos. “Vamos fazer primeiro a BRT (Trânsito Rápido de Ônibus) no eixo Norte-Sul, saindo do Terminal do Cruzeiro, chegando ao fim da Avenida Goiás, e uma VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na Avenida Anhanguera”, garante o secretário de planejamento.Ele também está com planos de acelerar e modernizar os terminais de ônibus, como o Veiga Jardim e Praça da Bíblia, para que Avenidas como T-9, Mutirão e Avenida 85 não fiquem mais engarrafadas.