O Núcleo de Iniciação ao Esporte Paralímpico de Goiás (NIESPGO) está sendo implantado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) para desenvolver e impulsionar o paradesporto no estado. Então, as primeiras ações ocorreram em Inhumas, Cidade Ocidental, Silvânia, Itapaci, Rio Verde, Catalão e Valparaíso de Goiás, com cursos de capacitação e formação para professores ministrados por profissionais da secretaria.

Os profissionais que trabalham no Centro de Referência Paralímpico de Goiás são os responsáveis pelo desenvolvimento das atividades dos núcleos paralímpicos. Mas os participantes do projeto são professores de educação física aprovados em processo seletivo da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e das prefeituras.

Paradesporto

O objetivo principal do projeto é gerar inclusão social e contribuir com o paradesporto de alto rendimento em Goiás. Para isso, são abordados nos encontros temas como conceitos e metodologias do ensino de modalidades paralímpicas para crianças e adolescentes.

Essas modalidades são atletismo, bocha e vôlei sentado. No entanto, o programa também conta com formação para tênis de mesa, futebol de cegos, parabadminton, natação, goalball e basquete em cadeira de rodas. 

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer informou que o inicio das aulas está previsto para o segundo semestre. Por enquanto, o foco é na capacitação dos professores, mas em seguida já será feita a montagem da estrutura com materiais esportivos e a triagem para a captação de alunos que deve ocorrer nas escolas.

Inclusão

Cada município receberá três esportes de acordo com perfil dos atletas para o paradesporto no local. Entretanto, os núcleos também devem integrar crianças sem deficiência, como parte do projeto de propagar a inclusão do paradesporto para toda a sociedade.

*Com informações da Agência cora Coralina de Notícias

Leia mais: