O número de testes de Covid-19 positivos no mês de dezembro, realizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), variou entre 3% e 4%. Depois do aumento da contaminação provocada pela variante Ômicron na capital, esse quantitativo subiu entre 20% e 30%.
“Chegamos a uma média de 6 mil testes por dia e uma positividade que era de 3% a 4% para uma variação de 20% a 30%. Ou seja, tivemos uma procura muito grande e um quantitativo grande de pessoas que estavam com coronavírus pela característica da cepa que está circulando na capital”, afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Yves Mauro Ternes.
Segundo o superintendente, o número de testes realizados em dezembro era de 1 mil por dia. Com o aumento da demanda, houve a necessidade de elevar também o quantitativo de testes oferecidos à população. No entanto, nos últimos dias a população tem reclamado da dificuldade de agendamento para testagem.
“Estamos fazendo neste final de mês um quantitativo menor de testes porque a disponibilidade que temos é menor. Lembrando que os testes são finitos. Nós temos que programar os testes para terem uma duração maior e atender à população da capital”, ressaltou Yves, ao informar que se o cidadão receber uma mensagem de erro ao tentar agendar é devido à indisponibilidade do teste.
Questionado sobre a não divulgação dos locais de testagem, o superintendente informou que a partir de hoje, no final da tarde, a Secretaria informará os pontos de teste com dois dias de antecedência.
“Pretendemos voltar com o cronograma semanal para que as pessoas possam se planejar, pelo menos, com dois dias de antecedência para fazer o agendamento para a testagem. Vamos fazer com dois dias de antecedência. O agendamento de quarta-feira, por exemplo, vamos disponibilizar hoje, até no início da tarde”, disse.
A administração municipal passou a cobrar, há duas semanas, o comprovante de residência, uma vez que os testes são oferecidos apenas para moradores da capital. Tivemos relatos de pessoas de Brasília vindo testar em Goiânia, o que chama a atenção também pela cidade atender uma grande quantidade de municípios, não somente os residentes da capital”, destacou o superintendente.
A testagem ampliada, conforme Yves Mauro Ternes, é destinada apenas para pessoas com sintomas leves ou assintomáticos que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. “Pessoas com sintomas devem procurar as unidades de saúde, os Cais, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que realizam testes de Covid-19 para pessoas sintomáticas”, reforçou o superintendente.
Leia mais: