O clima em Goiânia tem alternado entre chuvas intensas e muito sol. Nesta última quinta-feira (27), um temporal causou estragos pela cidade como queda de árvores, alagamentos e acidentes, registrando 57mm de chuva apenas na região leste universitário da capital. Em entrevista à Sagres o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas (Cimehgo), André Amorim apontou que os próximos dias serão de chuvas mais intensas e com formação de frente fria.

“Nós tivemos uma frente fria se deslocando da costa brasileira, arrastando a umidade do norte e aumento essa nebulosidade. Com isso, teremos pancadas de chuvas no sábado e domingo. Para os próximos dias é aguardado uma outra frente fria, com intensidade de chuvas maior a partir de quarta-feira”, disse Amorim.

Confira a entrevista na íntegra:

Ainda durante a entrevista, o gerente da Cimehgo explicou que as pancadas de chuvas isoladas na capital são devidas as chamadas “chuvas de verão”, que tem a característica de formar nuvens de chuva rapidamente, depois de um dia de calor intenso.

“Estamos com as chuvas típicas de verão onde existem dois componentes calor e umidade. A atmosfera estava bem quente por conta do veranico (dias com muito calor e sol), com até 10 dias sem chuvas. A partir dessa terça-feira tivemos uma entrada de umidade no estado de Goiás e isso favoreceu essas áreas de instabilidade com chuvas intensas.”, apontou André.

Rodrigo Melo é estagiário do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a PUC Goiás, sob supervisão do jornalista Thaís Dutra.

Leia mais:

Febraban e ABBC doam R$ 1,2 milhão para estados atingidos pelas chuvas

Chuvas no Brasil causaram prejuízo de R$ 55,5 bi entre 2017 e 2022, diz…

Em Goiânia, ministro do Meio Ambiente participa do plantio de 50 mil mudas