Fim de ano é tempo de festas, confraternizações e mesmo com as restrições importas pela pandemia da Covid-19, as pequenas reuniões vão acontecer nesse anos de 2020. Nesses eventos muitas pessoas acabam se excedendo na comida e na bebida. Em entrevista ao Sagres Em Tom Maior Especial de Natal, a nutricionista Carolina Nobre explicou como aproveitar as festividades de fim de ano sem exageros.

“Algumas dicas são: aproveitar que nessa época existem muitas frutas natalinas, especificas desse período, como ameixa, pêssego, uva, romã… De repente fazer uma entrada da ceia com uma salada, com castanhas e frutas. Começar com algo mais saudável, para depois partir para um prato principal”, aconselhou.

Caroline ainda destacou que no prato principal tentar é importante maneirar um pouco, principalmente se você pretende comer a sobremesa. “Você pode dar preferência para carnes mais magras, como o peru, por exemplo”, afirmou.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é o horário da ceia natalina, que na maioria das vezes é um pouco mais tarde do que as pessoas geralmente costumam se alimentar.

“Então deve-se pensar na digestibilidade desse alimento também, porque a ceia já uma refeição mais pesada em si. Se possível faça a ceia um pouco mais cedo e tente se controlar na quantidade também, para não ter aquela indigestibilidade noturna”, frisou.

Para quem está de dieta, a nutricionista salientou que “o problema não é o que comemos entre o Natal e o Ano Novo, o problema é o que comemos entre o Ano Novo e o Natal. Às vezes pode ocorrer uma exceção no fim de ano, mas que essa exceção não se estenda muito”.

De acordo com Carolina a ceia pode ser balanceada e saudável, sem deixar de ser gostosa. Uma das dicas da nutricionista é dar preferências a receitas que contém frutas, como mousse de maracujá e torta de limão, por exemplo. E trocar ingredientes calóricos por opções mais saudáveis, como usar chocolate 70% ou cacau em pó em vez de utilizar chocolate ao leite nas sobremesas.

Além do excesso de comida, o exagero nas bebidas também é a preocupação de muitas pessoas. Caroline ressalta que o importante é manter o equilíbrio e fazer as escolhas certas.

“Consumir as menos calóricas, temos as opções de vinhos e champanhes. Evitar cerveja e whisky, que são bebidas que tem um teor alcoólico maior e também são mais calóricas. As calorias da cerveja são muito semelhantes as calorias da gordura, um grama de gordura tem nove quilocalorias e um grama de álcool tem sete, então acaba sendo bem próximo”, destacou.

Manter-se hidratado também é importante para evitar a ressaca do dia seguinte. E a dica da nutricionista Carolina é a seguinte; “sempre escolha a (bebida) que você consegue beber menos, porque aí não tem erro”, finalizou.