Junior Kamenach
Junior Kamenach
Jornalista, repórter do Sagres Online e apaixonado por futebol e esportes americanos - NFL, MLB e NBA

Obra de cordel infantil valoriza importância da educação na formação de crianças

A literatura de cordel, tradicionalmente associada ao Nordeste brasileiro, ganha novas formas e públicos, de acordo com o que mostra a escritora e educadora Elisiany Sousa, autora do livro infantil ‘Mãe, Quero Ser Igual a Você’. Em entrevista ao programa Tom Maior do Sistema Sagres, ela compartilhou sua trajetória com o cordel e a importância da valorização da cultura nordestina na educação.

“Desde a infância, nas escolas, a gente já tem contato com grandes autores do cordel. Sempre gostei das rimas, dos versos”, relembra Elisiany. De acordo com ela, sua paixão pela poesia popular culminou na escrita de seu primeiro livro, totalmente em cordel, trazendo elementos marcantes do Ceará, seu estado natal.

A obra é inspirada em histórias reais e narra a trajetória de uma mãe e sua filha, baseada na própria experiência da autora e de sua mãe. “Minha mãe, Dona Maria, saiu do interior do Ceará, de Milagres para Fortaleza, em busca de estudo e trabalho. Ela se tornou professora, ensinou crianças e adolescentes, e teve uma filha, que sou eu”, conta.

A história

A protagonista da história, Lili, reflete sobre o futuro e as escolhas profissionais, uma preocupação comum entre jovens. “Trato essa questão de maneira lúdica e descontraída, para que a criança perceba desde cedo seus interesses e talentos, sem a pressão de seguir apenas o que a família ou a sociedade considera mais valorizado”, explica a escritora.

Além disso, Elisiany também é professora e leva a literatura de cordel para a sala de aula. “Os cordéis são um recurso incrível para ensinar sobre cultura, identidade e até planejamento de carreira. Quero que meus alunos compreendam que podem seguir aquilo que realmente amam”, afirma.

Nesse sentido, a valorização da literatura nordestina, especialmente do cordel, é um tema central no trabalho de Elisiany. “Falar sobre a nossa cultura é essencial. O cordel é uma ferramenta poderosa para isso, e é gratificante ver essa forma de arte ganhando cada vez mais espaço”, conclui.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade

Leia também:

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.