Um trecho da avenida 4ª Radial foi interditado para obras do BRT, de acordo com a Prefeitura de Goiânia, os trabalhos devem durar entre 15 e 20 dias. O repórter da Sagres 730, Rafael Bessa, esteve no local nesta quarta-feira (24) e conversou com o secretário municipal de trânsito, Fernando Santana, e com o secretário municipal de infraestrutura, Dolzonan Mattos.

O secretário de trânsito, Fernando Santana destaca que as obras serão realizadas entre o terminal Isidória e terminal do Cruzeiro. A princípio, o local está sendo sinalizado e as obras devem começar nos próximos dias. Fernando garante que o processo licitatório já foi concluído e uma nova empresa deve cuidar desse trecho.

Segundo o secretário de trânsito, os trabalhos não devem afetar o trânsito e trazer grandes congestionamentos. Isso porque, conforme destaca Fernando Santana, a região conta com a avenida Circular, que deve ser utilizada como rota principal de desvio para aqueles que trafegarem pelo local, já que é uma avenida de grande porte.

“Quem vem pela 1ª Radial ou pela Noventa, com o objetivo de pegar a BR-153, vai chegar antes do terminal Isidória, e pegar a avenida Circular, que é uma avenida de grande porte, são duas pistas e com três faixas de rolamento. Não precisa chegar ao terminal, o condutor vira a direita um sinaleiro antes do terminal Isidória, na avenida Circular, contornar e pegar a 3ª Radial, que vai até a BR-153”, orienta.

Questionado sobre as obras na 2ª Radial, o secretário municipal de trânsito conta que estão em fase final. A princípio, os trabalhos deveriam seguir o prazo de cerca de 20 dias para a conclusão, contudo, segundo Fernando Santana, houveram alguns imprevistos e as obras tiveram atrasos.

Sobre o assunto, o secretário municipal de infraestrutura, Dolzonan Mattos, conta que muitas outras obras da capital estão com atrasos. Ele justifica que algumas delas são administradas por empresas pequenas, sem condições de comprar os materiais de uma só vez. Assim, esse material é adquirido a cada etapa concluída.

Ele destaca ainda que as obras no entorno do terminal Isidória estão bem adiantadas. “A parte de fundação do BRT aqui na região já está praticamente concluída. Agora falta só a parte do concreto flexível, que é o asfalto, e que já estamos executando”.

Na entrevista, Dolzonan defendeu que todas as obras estão dentro do cronograma, mas as obras que estão sendo licitadas agora, como a da 4ª radial, precisarão de mais tempo para a conclusão. “Este trecho do terminal Isidória até o terminal do Cruzeiro é uma obra para ser executada em pelo menos 12 meses”, destaca.

O secretário de infraestrutura explica que a equipe tem se empenhado para concluir as obras, mas aquelas onde o tempo não for suficiente, essas serão trabalhadas por trechos e cada trecho será finalizado, possibilitando trafego no local. “O que não pode é deixar obras impedindo a trafegabilidade, impedindo o direito de ir e vir”, alega.