A terceira edição do Projeto Tamar realizada na Praia do Forte (BA) transmitiu uma mensagem de sustentabilidade ao fazer da música um condutor de mudança de consciência. Então, o evento promoveu uma oficina de musicalização onde materiais recicláveis foram transformados em instrumentos musicais. A oficina foi dirigida por 60 estudantes de escolas públicas e teve duas sessões.
Segundo a organização do Projeto Tamar, a edição deste ano destinou mais de 300 kg de materiais orgânicos e recicláveis para cooperativas e instituições de reciclagens e compostagens. Portanto, o projeto centrou-se em promover a mudança de consciência dos participantes.
Uma das atividades contou com a presença de Marivaldo dos Santos, integrante do Stomp, grupo percussivo em cartaz há mais de 20 anos na Broadway. Assim, Marivaldo utilizou sacolas plásticas para tirar som percussivo delas. A oficina recebeu elogios das crianças. Alice Borges, 10 anos, é estudante e gostou da experiência. “Adorei os sons, os ritmos e a forma como ele nos ensinou a produzir os instrumentos”.
O Projeto Tamar 2023 ocorreu no início de novembro e contou com um público de 5.384 pessoas. Ademais, a iniciativa da Tamar Cultural tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura e de instituições como a Braskem, Unigel, Trevo Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.
*Com informações do portal Notícia Sustentável
O texto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de qualidade, o ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis, o ODS 12 – Consumo e produção responsáveis e o ODS 17 – Parcerias e meios de implementação.
Leia mais: