A edição do Pauta 1 desta terça-feira (14) aborda os problemas envolvendo a distribuição de energia elétrica. Em diferentes regiões do Brasil, incluindo o estado de Goiás, consumidores têm reclamado das interrupções. O programa busca entender quais são os reflexos para a economia, as alternativas para amenizar a situação, os tipos de investimentos que devem ser feitos para garantir segurança energética e a privatização do serviço.
Esta edição ainda se preocupou em pensar em sustentabilidade, questionando o que precisa ser feito para aumentar a diversidade de fontes energéticas, reduzindo custos e melhorando a eficiência. Tem como fugir do uso das termelétricas? Neste programa, os jornalistas do Sistema Sagres de Comunicação, Samuel Straioto, Wendell Pasquetto e Júnior Kamenach, recebem o doutor em engenharia elétrica e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Fernando Nunes Belchior.
O período chuvoso, que se aproxima com mais intensidade e em alguns locais do país já temos visto consequências, também foi tema do Pauta 1. Em São Paulo, por exemplo, após um temporal, grande parte da cidade ficou sem o fornecimento de energia elétrica e o restabelecimento demorou muito. Nossa rede elétrica não está preparada para suportar grandes chuvas ou até mesmo desastres?
Além disso, o Pauta 1 debateu os motivos que levam a sobrecarga no sistema e seus reflexos, as consequências da interrupção do fornecimento de energia elétrica para a população e na economia, os tipos de investimentos que podem ser feitos, a fiação subterrânea e, por fim, sobre fontes renováveis. O Pauta 1 vai ao ar às 20h desta terça-feira (14), na Sagres TV, pelo canal 26.1 e no YouTube.
#8 | Fornecimento de energia elétrica: problemas, consequências e soluções
O programa
O Pauta 1, assim como o irmão gêmeo Pauta 2, são programas semanais que partem de fatos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU. O tema surge de notícias atuais e passa a ser aprofundado em debate com jornalistas da Sagres e convidados que conversam com especialistas.
O programa segue rotina de diálogo com a audiência, autoridades públicas e privadas sobre cada assunto, além do público nas ruas de cidades brasileiras. A intenção é ampliar a discussão, além de apontar problemas e, principalmente, soluções que podem afetar diretamente as nossas vidas.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 07 – Energia Limpa e Acessível; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis