O Brasil registra temperaturas de até 47°C em novembro, segundo informações do Climatempo. As altas temperaturas provocam ondas de calor e as pessoas tendem a utilizar ainda mais ventiladores e ar condicionados, porém, eles aumentam as contas de luz. Diante disso, as construções sustentáveis são apontadas como a solução para diminuir o desconforto térmico das moradias.
A Zaltsman é uma incorporadora brasileira do ramo imobiliário que alinha seus projetos aos princípios de construções sustentáveis. Segundo a empresa, a construção de moradias está ligada à extração, produção, queima e transporte da argila do tijolo. Mas o processo contamina o solo, influencia a qualidade da água e do ar e alteração dos ecossistemas aquáticos e terrestres.
Em contrapartida, a empresa informa que “os métodos de construção sustentáveis, como o tijolo ecológico, promovem a preservação do meio ambiente, evitando a contaminação de lençóis freáticos, erosões e assoreamento dos rios, não geram resíduos e reduzem as emissões de gases na atmosfera”, diz.
Construção sustentável e clima
A Zaltsman diz que o modelo de construção civil tradicional aguentou por muito as variações de temperatura do Brasil. Mas o presente aponta para um futuro de mudanças no setor. “Com a intensificação do aquecimento global, que agora passa por um processo de ebulição do planeta, os métodos se tornaram ultrapassados e pouco eficientes, principalmente energeticamente”, detalha.
As empresas estão se adaptando a emergência climática em curso em todo o mundo e na Zaltsman não é diferente. Artur Zaltsman, CEO da construtora Zaltsman, afirma que “com o aumento da temperatura do planeta, a construção sustentável tem que deixar de ser uma tendência, para se tornar a regra”.
Eficiência energética e térmica
Visando a proteção do meio ambiente e o conforto dos moradores, a Zaltsman já desenvolve projetos de construções sustentáveis. A empresa utiliza tijolos ecológicos que geram eficiência energética e isolamento térmico.
“Por ter uma menor condutividade térmica, causada por suas câmaras de ar internas, eles podem manter a temperatura interna do ambiente mais estável, reduzindo a necessidade de sistemas de aquecimento ou refrigeração artificial”, explica. A construtora destaca que a sustentabilidade da construção deve estar na origem do projeto, contemplando os materiais que serão utilizados na obra.
Além do conforto térmico, a empresa frisa que construções sustentáveis auxiliam na eficiência energética. Entre os recursos que a construtora utiliza estão: biodigestor e placas fotovoltaicas de energia solar. Assim, a Zaltsman defende que os empreendimentos ecológicos podem ser a solução em meio ao calor extremo, pois garantem conforto térmico desde o projeto e mais eficiência energética.
*Com informações da assessoria Comunicação Conectada
Leia mais: