Olympism365 chega ao Tocantins com a participação de Daniel Dias, maior atleta paralímpico da história

Jovens homenageiam Daniel Dias durante apresentação

A cidade de Palmas, capital do Tocantins, recebeu nesta terça, 28, o ex-nadador Daniel Dias, maior atleta paralímpico da história, para participar do segundo evento de uma série de palestras promovidas pela estratégia Olympims365 – Educação, Esporte e Meios de Vida. Esta é uma iniciativa do Comitê Olímpico Internacional, que tem a parceria da Fundação SES e no Brasil é desenvolvida pela Demà Jovem by Renapsi. A palestra foi realizada na Escola de Tempo Integral Padre Josimo na região norte da capital tocantinense e contou com a participação de mais de 200 jovens aprendizes além de alunos da escola e paratletas da cidade.  

Durante aproximadamente uma hora, o atleta compartilhou detalhes da sua trajetória de vida e no esporte, e destacou a importância dos valores olímpicos nos seus caminhos dentro e fora da piscina. Para ele, trabalhar esses valores com os jovens é de suma importância e pode causar impactos positivos em suas vidas. Durante a palestra, Daniel Dias foi homenageado pelos jovens da Renapsi que ergueram placas com letras formando a frase “Daniel, você nos inspira”.

“Eu vejo de suma importância, sempre acreditei no esporte como uma ferramenta e a educação agregada a isso. Quando você traz isso daí pra eles, mostrando dos valores que os atletas aprendem, que a gente aprende. Como por exemplo, quantos têm medalha de ouro na competição? Um! Mas isso não torna os demais perdedores. A grande realidade é que eles podem realizar os sonhos deles, mas a gente tem que ter valores, e isso jamais deve ser negociável”, afirmou.  

Com 27 medalhas olímpicas, sendo 14 de ouro, Daniel Dias já realizou muitos sonhos, e tem propriedade para “aconselhar” sobre o tema.  

“Os nossos sonhos são possíveis. O esporte me ensinou isso, trouxe valores para a minha vida onde eu pude transmitir eles aqui e eu pude transmitir isso hoje, dizendo aos jovens e às crianças que eles podem acreditar nos sonhos deles e fazer acontecer”, reforçou.  

Daniel Dias iniciou a sua carreira aos 16 anos, idade da maioria dos jovens presentes ao evento e que trabalham o módulo Olympims365 – Educação, Esporte e Meios de Vida dentro dos programas de aprendizagem da Demà Jovem by Renapsi nos estados de Goiás, Tocantins e no Distrito Federal. O ex-nadador comentou a sua impressão sobre como o esporte pode vir a ser uma ferramenta de transformação na vida dos jovens.  

“Acredito que o esporte vá ensiná-los a serem campeões na vida. Campeões na vida, não necessariamente campeões que ganham medalhas. A gente tem derrota, a gente tem momento que a gente pensa em desistir, a gente precisa ter valores dentro da nossa vida e  conduta para que a gente possa realizar grandes coisas na frente. Eu digo que obstáculos e dificuldades nos preparam para cosas extraordinárias que estão à nossa frente, depende das escolhas que nós fazemos”, avaliou.  

A próxima etapa do Olympism365 – Educação, Esporte e Meios de Vida acontece no dia 7 de dezembro, em Goiás, e será realizada no Núcleo Seu Jaime. O evento contará com a participação do atleta Vanderlei Cordeiro de Lima, maratonista brasileiro e único latino-americano outorgado com a Medalha Pierre de Coubertin, a maior condecoração de cunho humanitário-esportivo concedida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). 

Leia mais: