Projeto Olympism365 “Esportes, Educação e Meios de Vida” é lançado no Chile e chegará ao Brasil por meio de parceria com a Demà Jovem by Renapsi

Foi lançado neste sábado, 21, em Santiago no Chile, o Projeto Olympism365 “Esportes, Educação e Meios de Vida”. A apresentação aconteceu paralelamente à Assembleia Geral do Panam Sports e em virtude do início dos XIX Jogos Pan-Americanos que acontecem até o dia 5 de novembro, no Chile.

As ações do Olympism365 fazem parte da estratégia do Comité Olímpico Internacional para contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Liderado pela Fundação SES, será implementado no Brasil pela Demà Jovem by Renapsi.

O evento contou com a participação do presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, que motivou os envolvidos no projeto a levar o espírito olímpico através da estratégia Olympism365 aos jovens para que os inspire a estar, através do esporte, ganhando impulso para outras atividades.

“Acreditamos que, ao fazer isto, aumentaremos o acesso ao desporto, criaremos também um lugar de pertencimento através da inovação e parcerias, e garantiremos oportunidades para beneficiar plenamente do programa e fortaleceremos as ligações locais e globais”, afirmou Bach.

O projeto “Esportes, Educação e Meios de Vida” Olympism365 reúne diversas organizações e iniciativas da América Latina, Caribe e Europa, unindo seus esforços para que milhares de adolescentes e jovens possam fortalecer suas competências, melhorar seu acesso à educação de qualidade e aumentar suas oportunidades de emprego e empreendedorismo através da utilização do desporto como ferramenta de transformação social.

Para cumprir os seus objetivos, a estratégia implementa programas desportivos e de mudança social, fortalece pessoas e instituições e cria conhecimento para o desenvolvimento de políticas no âmbito de alianças estratégicas e redes associativas.

Lançamento

O lançamento contou ainda com a presença do presidente do Panam Sports, Neven Ilic e do ministro dos Esportes do Chile, Jaime Pizarro.

Presidente da Fundação SES, Alejandra Solla, destacou importância da parceria da Demà na execução do Olympism365 no Brasil – ACHNU – Corporación Asociación Chilena Pro Naciones Unidas.

A presidente da Fundação SES afirmou que o desafio é trabalhar em conjunto com estados, organizações internacionais e universidades, gerando uma comunidade de práticas e aprendizagem e alcançando 50 mil jovens em nossa região.

“Trabalharemos arduamente para contribuir para que o direito à educação de qualidade e ao emprego digno seja uma realidade para os jovens. Sabemos que o desporto é uma ferramenta de transformação que permite a participação ativa dos jovens, que permite o seu desenvolvimento e nos permite avançar rumo a sociedades mais justas e inclusivas. Nesse sentido planejamos todas as ações do Portfólio e estamos muito entusiasmados com isso”, disse Alejandra Solla, presidente da Fundação SES.

Solla falou ainda sobre a responsabilidade em atuar com as parcerias na América Latina, Caribe e Europ, acompanhando processos diferentes em cada país e destacou a parceria com a Demà by Renapsi no Brasil.

“No caso da Renapsi, para nós, pela comunhão que temos de ideias, pelo conjunto de atividades e ações que vimos desenvolvendo já há muito tempo juntos, é chave, porque é estratégico que tem a ver com localização, políticas públicas e a capacidade do Brasil com suas potencialidades’, pontuou.

Olympism365

Barbara Schweizer, dirigente do departamento Olympism365 do Comitê Olímpico Internacional (COI), falou como surgiu a ideia da estratégia junto ao Comitê.

“Não é uma nova ideia, porque o COI durante os últimos 10 anos já desenvolvia muitos projetos utilizando o esporte como instrumento de desenvolvimento social. Mas foram muitos projetos bilaterais que não foram alinhados uns com os outros. E o foco dessa estratégia é de unir esses projetos sob uma visão geral, com os mesmos objetivos. Pensamos que, se vamos alinhar todas essas iniciativas isoladas, podemos ter um impacto muito maior, com menos recursos, construindo as competências de todos os associados que temos, em vez de reiventar a roda, multiplicar o que já está sendo feito”

Impacto nos jovens

Schweizer explicou ainda a importância da participação dos parceiros e das comunidades para definir as necessidades regionais a serem trabalhadas pela estratégia Olympism365, pois o impacto será diretamente nos jovens dessas comunidades.

“Principalmente os jovens de baixa renda, dentro das comunidades vulneráveis, falta a infraestrutura para praticar o esporte seguro. Temos o exemplo do Rio onde implementamos uma grande parceria as jovens tiveram acesso à prática esportiva segura. Não é o COI que está a milhares de quilômetros que irá dizer qual a necessidade da comunidade, mas os parceiros locais, as comunidades, e os próprios jovens que irão identificar essa necessidade. E o esporte, claro, como a tecnologia, é a língua que os jovens falam”, reforçou.

O fundador e CEO da Advance Inspiring, Josep Cortada, destacou a força da estratégia Olympism365 pelo significado que têm os Jogos Olímpicos, o Comitê Olímpico e os atletas que são referências mundiais. Segundo ele, o desafio é trazer luz aos aspectos esportivos que vão além da competição, e fortalecê-los na rotina dos jovens.

“Os jovens têm o esporte como uma parte importante da sua vida. O esporte, a música são maneiras de chegar aos jovens de forma potente. O que pretendemos é que o esporte seja visto como uma ferramenta de educação, como uma ferramenta de transformação social. O que queremos é que de alguma forma, os jovens não vejam o esporte apenas como uma ferramenta de competição, de técnica, de tática, mas que seja uma parte importante da aprendizagem e de seu desenvolvimento pessoal”, afirmou.

Olympism365 na aprendizagem

A Demà by Renapsi é a parceira da Fundação SES e do COI na implementação da estratégia Olympism365 no Brasil. Líder da estratégia na instituição, o ex-jovem Aprendiz e comunicador Charlie Pereira, participou do evento de lançamento do projeto e destacou a importância de trabalhar os valores olímpicos diariamente.

“A missão da Renapsi de estar fazendo parte do Olympism 365 é desafiadora e ao mesmo tempo prazerosa. Nosso time está motivado e queremos proporcionar aos jovens o contato direto com os valores do esporte e o quanto eles são importantes para as diversas relações”, pontuou.

Nesta terça, 24, a Demà by Renapsi realiza o primeiro de uma série de eventos da estratégia Olympism365. Com palestra da ex-jogadora de vôlei e bi campeã Olímpica Fabi Alves, jovens aprendizes terão a chance de conhecer um pouco mais da história de uma ídola do esporte bem como se aproximar da estratégia que preconiza o fortalecimento dos valores olímpicos. A palestra acontece de forma presencial em Brasília, mas será estendida aos jovens do Distrito Federal, Goiás e Tocantins de forma híbrida.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Leia mais: