COI promove valores do esporte em projeto com 10 mil jovens no Brasil

O projeto Olympism365 “Esportes, Educação e Meios de Vida” é uma iniciativa do Comitê Olímpico Internacional (COI) e irá impactar 10 mil jovens no Brasil por meio da parceria com a Fundação SES e a Demá Jovem by Renapsi.

O lançamento do projeto aconteceu na manhã desta terça, 24, no auditório da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília e contou com a presença da bicampeã olímpica de vôlei, Fabi Alvim, além de representantes do COI, Fundação SES, Demà, parceiros e jovens aprendizes do Distrito Federal.

A dirigente do departamento Olympism365 do Comitê Olímpico Internacional, Barbara Shweizer, falou sobre a alegria em participar do evento de lançamento e como a estratégia quer criar o acesso e a inclusão ao esporte e aos seus benefícios. As ações do Olympism365 fazem parte da estratégia do Comité Olímpico Internacional para contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

“Esse projeto é o desenvolvimento de um trabalho que fizemos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid) e que está focado no esporte e tecnologia, as duas línguas que falam o jovem. Vimos que hoje o sistema de formação da educação formal não necessariamente os currículos estão adequados às exigências que tem o mercado de trabalho. Vendo essa brecha queremos tentar ajudar a facilitar a adequação com programas de esporte em que podemos mobilizar os jovens, mas também utilizar o esporte para desenvolver essas habilidades para o século 21, como educação financeira, prevenção à saúde e à violência, porque nós estamos convencidos de que o custo para a falta de iniciativas esportivas é muito mais alto que investir em esporte preventivamente”, pontuou.

Esporte e Educação  

Bicampeão olímpica de vôlei, a ex-líbero Fabi Alvim, participou de um bate papo com os jovens e compartilhou sua experiência, trajetória e valores que estiveram presentes durante toda a sua carreira. Para Fabi, alinhar esporte à educação é fundamental para formar jovens cidadãos e que as “medalhas” conquistadas vão muito além do pódio olímpico.  

“Aceitei a convocação e vou jogar com a galera. Acredito que a gente pode e deve ir em busca das nossas medalhas e não necessariamente elas precisam ser medalhas olímpicas. Quer almejar ser, por exemplo, um jornalista, e se tornar isso, é ir atrás da sua medalha. A minha missão hoje é essa, tentar fazer analogias e paralelos entre o esporte e a educação porque certamente, com eles caminhando juntos, a gente forma cidadãos mais conscientes”, pontuou. 

Fabi relatou que a sua relação com o esporte começou na escola e foi graças ao incentivo dos professores e ao ensino dos valores olímpicos que ela teve sua vida transformada e trilhou a sua carreira no esporte.  

“Eu comecei a praticar esporte na escola, com o professor de educação física, e nunca tinha passado pela minha cabeça me tornar atleta. Meus professores foram os primeiros a falar de esporte para mim, colocando o esporte também como um lugar de divertimento, de brincar, mas não só isso, os valores o que você pode vivenciar ali dentro de uma brincadeira. Eu acho que ambiente esportivo ele é propício para isso, testar certas situações, lidar com a diversidade. São coisas que transformam nosso olhar pro mundo e trazer esse olhar colaborativo, que na minha visão o Olympism365 tem a ver com isso”, afirmou.  

Parceria

Liderado pela Fundação SES, o Projeto Olympism365 “Esportes, Educação e Meios de Vida será implementado no Brasil pela Demà Jovem by Renapsi.  A presidente da Fundação SES, Alejandra Solla participou do evento de lançamento e destacou a parceria com a instituição.  

“O evento foi memorável, maravilhoso. A importância de ter a Demà Jovem e os jovens daqui nesta parceria é porque o Brasil é um país muito importante em nossa região e essa organização sabe trabalhar, sabe chegar aos jovens, a conhecemos há muitos anos, fizemos muitos projetos em conjunto. A verdade é que toda a equipe da Demà exala força, compromisso, vontade de um mundo melhor e acredito que trabalham para isso há muitos anos. Os jovens estão interagindo, estão felizes de estar aqui. Pra nós é um prazer”, reforçou.  

Para cumprir os seus objetivos, a estratégia implementa programas desportivos e de mudança social, fortalece pessoas e instituições e cria conhecimento para o desenvolvimento de políticas no âmbito de alianças estratégicas e redes associativas. 

Encontro de talentos

Juscileia Silva é jovem aprendiz no DF e integra a Seleção Brasileira de parabadminton que irá ao Chile – Foto: Izabela Martins/Demà Jovem

Atleta paralímpica do badminton, a jovem aprendiz Juscileia Silva está prestes a embarcar para o Chile, onde integrará a seleção brasileira de parabadminton nos VII Jogos Parapan-Americanos, que acontecem a partir do dia 17 de novembro, em Santiago. Durante o evento, a atleta aproveitou a oportunidade para conversar com Fabi Alvim, compartilhar seus sonhos e quem sabe pegar um pouco da “sorte” da bicampeã olímpica.  

“Estou feliz demais, foi uma manhã fantástica, e eu quero parabenizar a Renapsi porque é um incentivo muito bom, eu vejo de uma maneira incrível pros jovens que estão aqui, trazer eles pro foco do esporte é muito bacana. Estou muito feliz em conhecer a Fabizinha e trazer essas energias positivas dela pra gente que está se preparando para os Jogos importantes, estou até arrepiada”, contou.  

Aos 15 anos de idade, Juscileia teve uma Mielite transversa aguda, um distúrbio neurológico, marcado por inflamação focal que, em geral, atravessa os dois lados da medula espinhal, uma das estruturas que compõem o sistema nervoso central (SNC). Juscileia ficou paraplégica. Alguns anos depois, encontrou no esporte uma forma de reinserção.  

“Comecei no esporte como meio de ressocialização. Após o trauma que eu tive o esporte veio como forma de me reinserir na sociedade e foi fundamental. Se não fosse o esporte eu não estaria aqui, ele me trouxe de volta. Esporte pra mim não é mais só qualidade de vida e saúde, traz também essa parte de vivência como ser humano. Hoje posso dizer que sou bem completa graças ao esporte”, destacou a atleta que pratica esporte de alto rendimento há dois anos.  

Jovens

Líder da estratégia Olympim365 na Demà Jovem, o ex-jovem Aprendiz e comunicador Charlie Pereira, destacou a participação dos jovens na mesa redonda com a bicampeã olímpica Fabi Alves durante o evento de lançamento do projeto no Brasil.   

“A alegria e a concentração do jovens nas palavras da Fabi merecem destaque. Ela com sua experiência no esporte conseguiu transmitir a mensagem dos valores olímpicos e o quanto são importantes para dia a dia”, afirmou.  

O módulo “Esportes, Educação e Meios de Vida” Olympism365 reúne diversas organizações e iniciativas da América Latina, Caribe e Europa, unindo seus esforços para que milhares de adolescentes e jovens possam fortalecer suas competências, melhorar seu acesso à educação de qualidade e aumentar suas oportunidades de emprego e empreendedorismo através da utilização do desporto como ferramenta de transformação social. 

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Leia mais: