A Organização das Nações Unidas (ONU) começou o Global Stocktake (GST) no ano passado e deve avaliá-lo durante a COP 28. O GST é um balanço global da entidade que avalia o desempenho dos países no cumprimento das metas do Acordo de Paris, considerando temas como mitigação, implementação, apoio e adaptação aos problemas climáticos. Então, a entidade divulgou o relatório no dia 8 de setembro.

Desde a criação do GST a organização já realizou três reuniões: junho de 2022, novembro de 2022 e junho de 2023. O fim do ciclo está previsto para ocorrer na 28° Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças de Clima (COP 28), entre 30 de novembro e 12 de dezembro, nos Emirados Árabes Unidos.

O Acordo de Paris é um conjunto de metas definidas na 21ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças de Clima, em Paris, no ano de 2015. A principal meta está ligada à redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) para limitar o aquecimento da Terra a um nível menor que 2°C. O ideal é abaixo de 1,5°C. 

Especialistas apontam que a temperatura da Terra já está 1,2°C mais quente em comparação com o século 19. No entanto, a previsão é que o planeta aqueça de 2,4°C a 2,6°C ainda neste século.

Metas do Acordo de Paris

A temperatura do planeta aqueceu devido às intensas atividades com combustíveis fósseis e que liberam gases e poluição na atmosfera. Desta forma, o balanço global do Acordo de Paris é o mais abrangente relatório sobre o combate às mudanças climáticas em todo o mundo.

Assim, o Acordo de Paris gerou as chamadas Pretendidas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), nas quais cada país apresentou a quantidade de emissões que deixaria de produzir. A NDC brasileira de 2015 estabeleceu a meta de reduzir em 37% as emissões de gases até 2025 e em 43% até 2030, todas em relação às emissões de 2005. 

A NDC brasileira de 2015 sofreu duas alterações durante o governo de Jair Bolsonaro, mas o atual governo pretende retomar as metas do documento de oito anos atrás. O documento, entretanto, ainda não está vigente.

COP 28

Os Emirados Árabes Unidos vão sediar a COP 28. Um dos temas da reunião será o conteúdo do relatório que foi publicado no dia 8 de setembro. No dia 21 de setembro está previsto um encontro de ministros para discutir o texto do relatório em  Nova York. Além disso, outras duas reuniões vão ocorrer em outubro, em Abu Dhabi. Elas devem encaminhar propostas sobre o relatório para a COP 28.

*Com informações do portal Notícia Sustentável

Leia mais: