O Ministério Público de Goiás (MPGO) retomou as atividades do projeto Aluno Ouvidor na segunda-feira (11). Desenvolvido através da Ouvidoria desde 2020, o projeto precisou assim ser interrompido no período da pandemia da Covid-19.

O Aluno Ouvidor é uma cooperação entre a Ouvidoria do MPGO e a Ouvidoria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Então, a proposta é ajudar os estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental da rede pública de ensino do Estado a desenvolver a capacidade de solucionar problemas sociais locais.

Nesta etapa, o projeto vai ocorrer no Colégio Estadual do Setor Finsocial, em Aparecida de Goiânia e no Colégio Estadual Verany Machado de Oliveira, no Jardim Primavera, em Goiânia. 

Além da Escola Estadual Professora Alzira Alves de Queiroz, no Jardim Tropical, em Goiânia, e da Escola Professora Judith Florestina Dias, na Regional de Inhumas. 

Aluno Ouvidor

O objetivo do MPGO é que os estudantes aprendam sobre a importância da Ouvidoria como instância de escuta da sociedade e que contribuam para o aprimoramento das políticas públicas. Assim, a ouvidoria do MPGO está visitando as quatro escolas para iniciar o projeto piloto.

Ainda na segunda-feira (11), o MPGO visitou o Colégio Estadual do Setor Finsocial e o Colégio Estadual Verany Machado de Oliveira, no Jardim Primavera. Mas nesta semana, as visitas serão na Escola Estadual Professora Alzira Alves de Queiroz e na Escola Professora Judith Florestina Dias. O Colégio Estadual Verany Machado de Oliveira tem 986 alunos e 420 participarão do projeto. 

Para o MPGO, o projeto Aluno Ouvidor busca aproximar a população dos agentes sociais. Assim, cada escola vai escolher seu Aluno Ouvidor e o substituto por eleição. Os estudantes terão formação na Ouvidoria do MPGO e acesso ao Sistema de Ouvidoria. O intuito é que aprendam identificar problemas e tomar providências. O projeto deve aplicado depois em todas as escolas do estado.

Leia mais: