Sagres em OFF
Rubens Salomão

ONU cobra respostas do governo Lula sobre promessas na área de Direitos Humanos

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai ser questionado nesta segunda-feira (26) pela ONU sobre sua política de direitos humanos. Seis meses depois de assumirem a administração do governo federal, as novas autoridades passam agora a ter cobranças por suas ações, depois do desmonte no governo de Jair Bolsonaro (PL). O foco das cobranças é internacional e mais voltado para respostas sobre a restruturação prometida para este mandato – e menos sobre a falta de respostas do governo anterior.

Durante dois dias, o Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas analisará todo o espectro de direitos civis e políticos no país. Ainda no governo Bolsonaro, o então Ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos submeteu um informe para o organismo internacional. Só que o documento recebeu duras críticas pela entidade, já que os representantes brasileiros optaram por fornecer dados sobre a situação nacional apenas até 2019. O desmonte dos mecanismos, portanto, não teve respostas.

Para responder aos questionamentos, o governo Lula enviou para Genebra a secretária-executiva do Ministério dos Direitos Humanos, Rita de Oliveira. Além de representantes de outros ministérios e órgãos públicos. Reportagem do UOL aponta que os peritos vão mencionar os ataques promovidos por Bolsonaro contra o arcabouço de direitos humanos no Brasil. Mas irão além. Os membros do Comitê buscam detalhes de como o discurso progressista de Lula sobre direitos humanos se transformará em políticas públicas que lidem com desafios históricos do país.

respotas ONU
Foto: Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU). (Crédito: UN Photo/Jean-Marc Ferré)

Respostas

Isso inclui a situação da população negra, indígena, acesso à justiça, combate à tortura e escravidão, a violência policial, os ataques contra mulheres. Além de liberdade de expressão, a redução dos espaços para a sociedade civil, entre outros aspectos.

Fim da trégua

A sabatina ainda contará com um número expressivo de representantes da sociedade civil. Para vários deles, o período de trégua com o governo está se encerrando e querem saber o que de fato vai ocorrer nos próximos meses, em suas respectivas áreas.

Sistema

Uma das entidades que apresentou para a ONU sua avaliação sobre a situação brasileira é a Comissão Arns. Em documentos submetidos ao Comitê, a organização deixa claro como diversos aspectos dos desafios são estruturais e violações são sistêmicas.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 10 – Redução das Desigualdades; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.