De acordo com um relatório divulgado nesta quarta-feira (14) pela Agência de Refugiados das Nações Unidas (Acnur), o número de pessoas deslocadas à força no mundo atingiu um recorde de 110 milhões. A guerra na Ucrânia e os conflitos no Sudão foram fatores significativos para alcançar essa marca histórica.

No final do ano passado, a Organização das Nações Unidas (ONU) estimou que 108,4 milhões de pessoas haviam sido deslocadas à força de suas regiões de origem. Sendo assim, esse número inclui indivíduos que fugiram de seus lares devido a conflitos armados, entre outros motivos.

Nos últimos meses, quase 2 milhões de pessoas se juntaram a esse grupo. Segundo Filippo Grandi, Alto Comissário da ONU para Refugiados, o conflito no Sudão foi a principal causa de deslocamentos forçados este ano. “As soluções para esses movimentos são cada vez mais difíceis de imaginar, até mesmo de colocar na mesa”, afirmou.

Mais números

Conforme informações da ONU, atualmente, aproximadamente metade das pessoas deslocadas à força no mundo são originárias de três países: Síria, Ucrânia e Afeganistão. Antes de 2011, quando o conflito na Síria teve início, o número de refugiados e deslocados no mundo permanecia relativamente estável, em torno de 40 milhões de pessoas. No entanto, nos últimos anos, esse número tem aumentado constantemente.

Grandi destacou que existe um “pacote usual de causas” que contribuem para esse aumento. Além dos conflitos armados, ele mencionou perseguição, discriminação, violência e as mudanças climáticas como causas significativas. “Estamos em um mundo muito polarizado, onde as tensões internacionais se estendem até as questões humanitárias”, citou.

Embora tenha expressado preocupações em relação às políticas adotadas por diferentes países em relação à admissão de refugiados, Gandi manifestou otimismo em relação a alguns avanços, como um acordo alcançado pela União Europeia em relação à responsabilidade compartilhada em relação aos imigrantes.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 10 e 16 – Redução das Desigualdades e Paz, Justiça e Instituições Fortes

Leia mais: