A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) está com chamada pública aberta para selecionar projetos-piloto de transição energética no Brasil. O edital está aberto desde 8 de julho e receberá inscrições até às 11h do dia 19 de agosto de 2024. Os projetos poderão receber valores entre £1 milhão e £5 milhões (cerca de R$ 7 milhões a R$ 36 milhões).
A chamada tem apoio do Hub de Descarbonização da Indústria, uma plataforma de investimentos em descarbonização coorganizada por Brasil e Reino Unido. Assim, os investimentos fazem parte do Programa Accelerate-to-Demonstrate (A2D), que a Unido já implementou no Reino Unido e agora ao chega ao Brasil.
Os projetos-piloto ou soluções inovadoras de energia limpa receberão investimentos para acelerar a comercialização. Por isso, a chamada foca nas áreas de descarbonização industrial, minerais críticos, hidrogênio limpo e energia inteligente.
Então, a chamada é para empresas e instituições que tenham projetos-piloto com potencial de execução nacional e internacional em países em desenvolvimento. As inscrições são realizadas pelo portal da Unido.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 07 – Energia limpa e acessível.
Leia mais: