A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou no dia 1° de agosto o Fundo Brasil-ONU para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia. A ferramenta de captação de recursos anunciada durante a COP 27, realizada no Egito, em 2022, teve lançamento oficial em Santarém, no Pará, no ano passado.
A coordenadora residente da ONU no Brasil, Silvia Rucks, destacou no dia do lançamento os cinco aspectos do fundo, em que o primeiro é a atenção às pessoas e o segundo é a sustentabilidade e resiliência. Então, os outros três aspectos são: caráter multissetorial e multinível, transparência e eficiência, e uma governança robusta e ágil.
“Esse mecanismo foi construído com muito cuidado, escuta e respeito, com a certeza de que a Amazônia não é apenas uma questão ambiental, mas é uma questão de segurança econômica, estabilidade global, inovação tecnológica, e, mais do que sobrevivência humana, de cuidado com a dignidade das pessoas”, disse. Confira o discurso completo.
Cuidado com a Amazônia
Silvia Rucks lembrou que a região amazônica abriga 29 milhões de pessoas e possui cerca de 20% de toda a água doce do planeta. Além disso, a região é destaque com 67% das florestas tropicais do mundo e com aproximadamente um terço das árvores do mundo. Por isso, Rucks falou em entrevista à ONU News que é preciso cuidar do bioma.
“Todos temos uma responsabilidade. Temos que ter um compromisso para proteger a Amazônia, mas oferecendo alternativas que sejam também alternativas de vida digna para as pessoas”, disse.
O fundo tem participação de 14 das agências especializadas da ONU e, segundo Silvia Rucks, quem contribuir com ele estará participando de um esforço para transformar o futuro das populações da Amazônia.
“Vai ser realmente um instrumento para refletir essa proposta da Cúpula do Futuro no Brasil e no território da Amazônia. Pois quando a gente desenhou e formulou a proposta algumas palavras foram chave, que você encontra também no documento ‘Pacto do Futuro’. A gente fala de ambição. Precisamos realmente de ambição para transformar a realidade da Amazônia”, finalizou.
*Com ONU News e Nações Unidas Brasil
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança Climática.
Leia mais: