A relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU), Ashwini K.P., começou na segunda-feira (5) uma visita oficial de avaliação do racismo e da discriminação racial no Brasil. A enviada examinará a legislação, a política e as instituições do país. O itinerário termina em 16 de agosto.
De acordo com a ONU News, Ashwini K.P. passará por Brasília, Salvador, São Luís, São Paulo, Florianópolis e Rio de Janeiro. Então, nos dez dias que estará no país, Ashwini K.P. terá a companhia de autoridades das esferas federal e estadual, organizações de grupos raciais, étnicos e acadêmicos.
No trabalho prático, K.P. avalia formas contemporâneas de racismo e a violação dos direitos humanos básicos. Portanto, a observação inclui também xenofobia e intolerância correlata, além do progresso dos país para alcançar a igualdade racial.
No final, ela informará o resultado ao Conselho de Direitos Humanos, bem como à Assembleia Geral da ONU, em junho de 2025. A relatoria da ONU existe desde 1993 dentro da Comissão de Direitos Humanos.
*Com ONU News
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 10 – Redução das desigualdades e o ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes.
Leia mais: