A quinta sessão do Comitê Intergovernamental de Negociação (INC-5) para um tratado pelo fim da poluição plástica começou nesta segunda-feira (25), em Busan, na Coreia do Sul. O objetivo do quinto encontro é finalizar o texto do acordo que será o um instrumento internacional sobre a poluição plástica no ambiente marinho.
Segundo a diretora-geral do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Inger Andersen, restam ainda três pontos a serem resolvidos no texto. O primeiro está na identificação de produtos químicos presentes nos plásticos que são nocivos ao corpo humano e ao meio ambiente.
O escopo do tratado é o segundo, pois os negociadores ainda estão decidindo se o texto vai incluir todo o ciclo de vida do plástico, ou seja, se entra a produção ou se limita o tratado ao consumo. Por último, então, está o financiamento da implementação do tratado.
“Oportunidade histórica”
O secretário-geral da ONU, António Guterres, participou da abertura do encontro via mensagem de vídeo e pediu que o tratado seja “ambicioso, credível e justo”. “É uma oportunidade histórica para proteger o planeta, que está sendo afogado na poluição plástica”, disse.
A ONU pontuou que 460 milhões de toneladas de plásticos são produzidas todos os anos e que, portanto, em 2050, pode haver mais plástico do que peixes no oceano. Esses plásticos afetam a vida dos animais marinhos e já aparecem na corrente sanguínea dos seres humanos. Por isso, para Guterres, o tratado deve incluir todo o ciclo de vida dos plásticos, para que haja a substituição por materiais alternativos.
O principal ponto para a existência do tratado é o longo período de anos que os plásticos levam para se decompor e como a poluição afeta as espécies e sua adaptação às mudanças climáticas, além dos impactos na saúde humana. As negociações começaram com a INC-1, realizada em Punta del Este, em novembro de 2022.
Os outros encontros foram em Paris, em junho de 2023; em Nairóbi, em novembro de 2023 e em Ottawa, em abril de 2024, respectivamente INC-2, INC-3 e INC-4. Em Busan, participam das negociações mais de 3,8 mil participantes e mais de 600 organizações observadoras de mais de 170 países.
*Com ONU News
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima e o ODS 14 – Vida na água.
Leia mais: