Policiais Civis das 14 Delegacias Regionais do Estado, das Unidades de Homicídios e de Capturas de Goiânia realizaram a “Operação Xadrez 121”, durante 40 dias.

Ao todo, 242 pessoas acusadas de praticarem assassinatos foram detidas. Deste total, 40% deste já havia sido condenado pela justiça. De acordo com as investigações, a maior parte dos envolvidos tem relação com o tráfico de drogas.

O maior número de prisões foi realizado na área da 2ª Delegacia Regional de Polícia, que abrange cidades como Aparecida de Goiânia, Trindade, Senador Canedo e Guapó. Foram detidas 57 pessoas. O Secretário Estadual de Segurança Pública, João Furtado destaca que um desafio será melhorar o sistema prisional de Goiás, para que a Polícia continue mandando criminosos de alta periculosidade para as cadeias.

“A Polícia Civil já cumpre mandados de prisão rotineiramente. O que se fez foi perceber que a circulação destas pessoas estava impactando nos índices de homicídios. É possível continuar esta força-tarefa permanentemente”, aponta.

A Polícia identificou vários casos que pessoas que foram condenadas há vários anos e viviam livremente em cidades de outros Estados. Um exemplo é o de José Vieira que matou um homem em 1985 em Goiânia e estava foragido desde 1999. Ele foi preso na cidade de Uberlândia no triângulo mineiro.

Outro exemplo de crime praticado há mais de 10 anos foi o cometido por Jean França de Almeida, que assassinou um soldado da PM, golpeando-o com uma garrafa de vidro. O fato aconteceu na Avenida Paranaíba no centro de Goiânia, em 2000. Ele também estava foragido. Ocorreram prisões nos Estados do Piauí e do Tocantins. De acordo com o Secretário João Furtado, ocorrerão outras ações semelhantes a esta, porém voltadas a outros crimes.

“Prefiro não adiantar qual será a próxima iniciativa porque ela pode ser frustrada, mas quero dizer que sem a prisão dos grandes criminosos, nós não vamos avançar”, declara.
Até o dia 12 de setembro ocorreram em Goiás 1.231 homicídios, sendo 291 em Goiânia e 130 em Aparecida. De acordo com os dados da operação, ocorreu uma diminuição no número de homicídios em diversas regiões do Estado a partir do início da Operação Xadrez 121.