O Governo Federal enviou o projeto de lei do Orçamento de 2025 ao Congresso Nacional na sexta-feira (30) com autorização para contratar 46.882 professores para o banco das universidades e institutos técnicos federais. O total faz parte da previsão de contratação de 57.814 pessoas para o serviço público no próximo ano. 

Na divisão, então, as demais 6.717 vagas são para categorias como os militares efetivos. A verba para concursos está estipulada em R$ 2 bilhões. Do total de 57.814, serão 53.599 novos profissionais somente para o Poder Executivo. 

Enquanto isso, 3.524 irão para o Judiciário e 416 para o Legislativo Federal. Outros 232 para o Ministério Público Federal e o Conselho Nacional do Ministério Público e 43 para  a Defensoria Pública da União. A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck já havia mencionado novos concursos para 2025 e agora a previsão chega no Orçamento. 

Abertura

Mas o secretário de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento e Orçamento, Clayton Luiz Montes, disse que a pasta ainda não sabe quais concursos irá abrir.

“Não temos agora a abertura de quais concursos, para quem, mas existe a dotação orçamentária reservada para tais concursos. O Ministério da Gestão e Inovação distribuiu uma nota, que informa haver uma reserva em torno de R$ 2 bilhões para abertura de novos concursos”, declarou.

*Com Agência Brasil

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de Qualidade.

Leia mais: