Quais são os profissionais envolvidos nos bastidores do mercado do livro? Essa será a pergunta central da terceira temporada do Literando, com estreia marcada para essa quarta-feira (09) na Sagres TV. Ao longo de nove episódios, o público será guiado pela rotina de diversos profissionais essenciais para que um livro chegue até as estantes, sejam elas físicas ou virtuais.

No episódio de abertura, o tema será “os bastidores do mercado literário”. Nesse sentido, a conversa irá desvendar os impactos dos dados presentes na pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. O estudo revelou que apenas 27% dos entrevistados haviam lido um livro completo no momento da pesquisa. Além disso, o programa também conta com a participação da livreria Melissa Pomi e de Paulo Tadeu, editor representante da Matrix Editora.

Desafios em novos mercados

O impacto de canais de venda online como a Amazon e dos dispositivos de leitura, os “e-readers”, também fazem parte do cotidiano de quem trabalha nos bastidores do “ciclo” dos livros no mundo. Diante disso, surge a necessidade de novas competências para os profissionais que lidam com o desinteresse pela Literatura por parte da população, ao passo que também encaram os dilemas para sustentabilidade financeira de um negócio que se insere em um cenário em constante transformação.

Raio-x da temporada

Para que o público tenha uma verdadeira imersão nos bastidores do mercado literário, a temporada terá entrevistas exclusivas com escritores, tradutores, ilustradores, revisores, designers, livreiros e bibliotecários. Com isso, o objetivo é valorizar os profissionais que nem sempre “aparecem” para o leitor.

Assista o episódio completo em:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade

Leia mais: