Seguindo com a série Caminhos da Sustentabilidade do Sistema Sagres, o especialista em economia, Luiz Carlos Ongaratto, debateu, no programa Sagres em Tom Maior desta segunda-feira (11), sobre as práticas de responsabilidade ambiental pelas empresas.

Foi abordado como é a atuação das transnacionais, os desafios de punir as grandes empresas e também sobre quais são as práticas sustentáveis já realizadas pelas empresas no Brasil, dialogando com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Isso depende muito da segmentação, mas são práticas em relação à própria produção, seja até com seus fornecedores, dentro de uma cadeia sustentável. Existem cadeias de produção que são totalmente sustentáveis, como por exemplo a Cadeia do Agronegócio, das Commodities minerais, da madeira também é possível fazer esse rastreamento”, destacou.

Luiz Carlos Ongaratto também abordou outro tema bastante importante que é a da poluição, como por exemplo do ar, dos rios e das nascentes.

“É cuidar como um todo do que a gente chama de efluente da produção, que é aquilo que é rejeitado na produção, que seria o lixo da produção altamente contaminante ao solo, rios e nascentes, ou seja, em todo ecossistema. Então, basicamente são essas questões que devem ser respeitadas”, ressaltou.

Leia mais: