Sagres em OFF
Rubens Salomão

Pacote da transição energética enfrenta disputas e novas emendas no Congresso

Após não conseguir aprovar o pacote da transição energética, com propostas relativas ao tema no final de 2023, o Congresso Nacional volta a se debruçar sobre o assunto no primeiro semestre deste ano. Articuladores do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), representantes do setor de energia e de parlamentares apontam são cinco os projetos de grande importância.

O pacote da transição inclui: mercado de crédito de carbono; hidrogênio verde; biocombustíveis; energia eólica offshore e o Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten). Atualmente, o Ministério da Fazenda, de Fernando Haddad, atua em parceria com pastas como Meio Ambiente (Marina Silva), Indústria (Geraldo Alckmin) e Minas e Energia (Alexandre Silveira) para construir planos voltados à descarbonização e à transição energética.

A aprovação desses projetos no Legislativo é vista como fundamental para a aplicação de tais diretrizes, que ainda estão em elaboração pelo Executivo. No final de 2023, a maior parte dessas propostas chegou a entrar na mira da Câmara dos Deputados. O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), queria que elas fossem aprovadas antes da COP28, a conferência anual sobre clima da ONU (Organização das Nações Unidas), à qual ele pretendia comparecer.

pacote da transição PRIORIDADES ARTHUR LIRA 2024
Foto: Presidente da Câmara, Arthur Lira, citou genericamente a pauta verde entre as prioridades de 2024. (Crédito: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

Pacote de transição

Lira de fato viajou a Dubai, nos Emirados Árabes, para o evento, mas não levou na bagagem todo o pacote. Deputados não conseguiram entrar em acordo sobre a redação de todos os projetos.

Emendas

O projeto que regulamenta o funcionamento de usinas eólicas offshore na costa brasileira começou no Senado Federal ainda em 2022, sob relatoria de Carlos Portinho (PL-RJ). Na Câmara, ele teve aprovação logo antes da COP de Dubai. No entanto, o texto sofreu desfiguração com os chamados “jabutis”, que são emendas desafetas ao tema inicial.

Alteração

As mudanças criaram incentivos de R$ 39 bilhões para tecnologias altamente poluentes, como as usinas de gás e carvão. O texto agora volta para apreciação no Senado. O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ainda precisa definir quem será o relator.

Crédito de carbono

Outro que integra o pacote da transição, o projeto do crédito de carbono teve aval do Senado em 2023, mas com uma exceção para que o agronegócio não faça parte do mercado regulado. Isso também exime o setor de cumprir com as obrigações de redução de emissão de gases prevista para este mercado.

Mudanças

Na Câmara, ele teve aprovação apenas no final do ano, já após a COP28, e sofreu diversas alterações que deixaram a proposta menos consensual. De volta ao Senado, ele também aguarda definição de quem será o relator, que precisará negociar a redação com o agro e o governo federal.

Programa

O projeto do Paten, potencial motor da transição energética, cria mecanismos de financiamento por meio de créditos a receber junto à União. Os montantes podem ser utilizados como garantias para empréstimos em projetos sustentáveis.

Interesse

Outras propostas importantes em tramitação incluem o Mover (Programa Mobilidade Verde e Inovação), que visa a descarbonização dos meios de transporte brasileiro. Além do projeto que regulamenta os bioinsumos, como os fertilizantes com menor impacto ambiental.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU)ODS 12  Consumo e Produção Responsáveis; ODS 13  Ação Global Contra a Mudança Climática; ODS 15  Vida na Terra; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.