Palmas lança ações de educação para o trânsito e discute mobilidade urbana

Lançamentos da Campanha do Maio Amarelo 2023 local: ETI Padre Jossimo Data: 05.05.2023

TOCANTINS – A Prefeitura de Palmas realizou na sexta-feira, 5, a abertura oficial da campanha Maio Amarelo 2023. Com o tema central “No trânsito, escolha a vida!” as ações educativas buscam conscientizar e ampliar a participação dos motoristas e pedestres nas atividades de respeito mútuo no trânsito.  

Durante o mês de maio, as equipes da Educação Para o Trânsito, os agentes de trânsito municipais e as equipes do Samu em conjunto com as forças de segurança irão promover ações em diferentes pontos da Capital, reforçando os conceitos e as ideias do tema.  

Dentre as atividades, estão programadas blitze educativas e repressivas, palestras voltadas para o público infantil nas escolas da rede municipal de ensino, universidades e empresas privadas que apoiam as ações educativas no trânsito. 

Além disso, foi lançado o IV Concurso de Educação para o trânsito que envolverá crianças, jovens, empresas e veículos de imprensa, com premiação em dinheiro. Os detalhes devem ser publicados pela Prefeitura de Palmas, em edital, nos próximos dias.  

Leia mais:

Maio Amarelo: campanha em 2023 alerta para escolhas erradas no trânsito

Tocantins abre inscrições para maior programa de primeiro emprego da região Norte do país

Segurança nas escolas: a missão de professores e pais após ataques em São Paulo e Blumenau

Mobilidade Urbana 

Mobilidade urbana é discutida com a população na busca de soluções – Foto: Lia Mara/Secom Palmas

Entre as ações do Maio Amarelo também estão previstas audiências públicas debater o Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Palmas (PlanMob), ferramenta que a Prefeitura de Palmas aponta como “essencial para a gestão do transporte e do deslocamento de veículos e pessoas na cidade, passando por acessibilidade, segurança, sustentabilidade e qualidade de vida dos moradores”.  

Nesta etapa, duas audiências são realizadas – uma na região sul e outra na região norte, e apresentam o diagnóstico da mobilidade urbana de Palmas. Esta também é uma oportunidade para levantar as informações sobre as condições de deslocamento pelo tecido urbano, permitindo que seja planejado quais serão as melhores alternativas para elaboração da política de mobilidade da cidade. 

“É neste instante que são identificados precisamente os problemas enfrentados diariamente pelos cidadãos para acessar todas as oportunidades que a cidade oferece e principalmente quais são os entraves que devem ser superados, permitindo-nos também elencar a escala de prioridades a serem adotadas pelo plano de mobilidade”, explica o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Agostinho Araújo Rodrigues. 

O trânsito em Palmas 

Entre janeiro e março de 2023 foram registradas cinco mortes por acidente no perímetro urbano de Palmas. Os dados são da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), através do Programa Vida no Trânsito (PVT). A atualização dos números é feita pela Comissão de Gestão de Dados e Informações (CGDI) do programa. 

O mês mais crítico foi o de janeiro, quando quatro pessoas perderam a vida nas vias municipais. Em 2022 o relatório aponta 61 mortes por acidentes, vitimando, em sua maioria, motociclista. Entre as principais causas estão os acidentes envolvendo colisão, seguida por choque, atropelamento, queda e capotamento. Os fatores de risco predominantes são a alta velocidade e a combinação perigosa do uso de álcool e direção.