Reforçar a conscientização sobre a segurança no trânsito. Este é um dos objetivos da campanha Maio Amarelo. O movimento homônimo surgiu em 2011, a partir da decretação da Década de Ação para a Segurança no Trânsito, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Desde então, o mês de maio se tornou calendário de referência para a intensificação de ações em diversos países. As iniciativas visam, desse modo, a redução da violência no trânsito. Além disso, como curiosidade, escolheu-se a cor amarela por representar o sinal de “atenção” na sinalização das vias, mais especificamente nos semáforos.

Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), no entanto, estabelece que as campanhas educativas de trânsito em 2023, a serem veiculadas pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), contenham a mensagem “No trânsito, escolha a vida”.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), porém, a opção pela “conscientização” deve-se ao fato de que 77% dos acidentes de trânsito ocorridos nos primeiros três meses de 2023 tiveram como causa escolhas erradas por parte dos motoristas.

De acordo com os dados apresentados pela Diretoria de Operações da PRF, são exemplos desse tipo de conduta evitável: ultrapassagens indevidas, velocidade incompatível, ingestão de álcool, falta de atenção e desobediência às leis de trânsito.

PRF

A PRF, por exemplo, iniciou a campanha deste ano na última sexta-feira (28). Para este Maio Amarelo, a PRF foi acrescentou outro tema: “Nossas escolhas salvam vidas”. A ação reforça a necessidade de conscientização e a convicção de que é possível evitar maior parte dos acidentes no trânsito.

Entre as ações programadas para a campanha deste ano, destacam-se as iniciativas de educação para o trânsito. Entre elas está o cinema rodoviário e ciclos de palestras em escolas e empresas, além de ações publicitárias diversas.

De acordo com a PRF, um somatório de decisões equivocadas é responsável pela perda de vidas, além dos feridos, na maior parte dos acidentes. Ou seja, situações graves no trânsito ocorrem por imprudência ou mesmo por inexperiência. Ainda conforme a corporação, o trabalho de conscientização e educação é um dos pilares para a preservação de vidas.

A expectativa da PRF é de que uma abordagem com base na educação e na conscientização dos usuários de vias públicas, aliada ao rigor na fiscalização, possa alcançar resultados mais consistentes na redução de mortes e feridos no trânsito.

Acidentes em Goiás

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), o Estado já chegou a registrar mais de 2 mil mortes por acidentes de trânsito por ano. Esse número, no entanto, vem caindo.

No ano passado, segundo estatísticas da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), ocorreram 1.732 mortes no trânsito. De janeiro a abril deste ano, foram 442 óbitos.

A campanha Maio Amarelo contará com vídeos, spots e material gráfico chamando todos os usuários a fazerem o compartilhamento seguro das vias por meio das decisões individuais. Para isso, será utilizada uma linguagem visual popularizada pelas redes sociais: as enquetes de múltipla escolha.

Foto: Detran-GO

Palestras

Além disso, dentro da programação do Maio Amarelo, haverá palestras sobre direção defensiva em empresas, alertando para a necessidade da atenção e do respeito à legislação. Serão realizadas ações educativas em eventos temáticos como o passeio de veículos antigos que será realizado no domingo (7), em Trindade. O Detranzinho, programa de formação de multiplicadores, será desenvolvido em escolas públicas e privadas em diversos municípios.

Segundo o Detran-GO, além de Goiânia e Aparecida de Goiânia, equipes da Gerência de Educação de Trânsito do Detran-GO participarão de atividades em Anápolis, Itumbiara, Hidrolândia, Trindade, São Simão, Santa Helena, Rio Verde, Jaraguá, Porangatu, Silvânia, Uruaçu, Padre Bernardo, Planaltina, Nerópolis e Crixás.

“O Detran-GO está atento e fará todos os esforços para reduzir esses números cada vez mais. Precisamos da colaboração de todos”, enfatiza o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir Soares.

Leia mais

Deputados aprovam PEC que amplia imunidade parlamentar e foro privilegiado

Influenza: Goiás libera vacinação para todos os públicos e faz Dia D neste sábado, 6

Trabalho alinhado à aprendizagem é fundamental na vida de jovens