O Sistema Sagres de Comunicação recebeu nesta terça-feira (5) a comitiva de espanhóis da Fundació Catalana de L’Espali (Fundesplai), iniciativa criada para promover a educação de crianças, jovens e adultos da Espanha. O objetivo foi trocar experiências e compartilhar conhecimento, além de promover o desenvolvimento de projetos com impacto social. A fundação promovem a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, assim como o Sistema Sagres.
Um dos integrantes do grupo, Sergi Alegri, diretor de projetos internacionais da Fundação e atuante na Fundação Europeia Verde, concedeu entrevista ao jornalista Vinícius Tondolo. Na ocasião, Sergi ressaltou a unificação que a Agenda 2030 pode provocar no mundo.
“Eu acredito que Agenda 2030 é um marco e tem a virtude de não falar apenas de questões ambientais. Por exemplo que ninguém passe fome, que todos tenham educação e que nos serve para ter uma referência. Ao final, todo o nosso trabalho, os nossos projetos estão dentro de um marco geral que tem o mesmo objetivo: fazer todo mundo viver dignamente”, afirmou.
Sergi já foi vice-prefeito da cidade El Prat de Llobregat, que fica na região metropolitana de Barcelona. Com a experiência de gestão, Sergi falou sobre os reflexos da pandemia no mundo e o que espera de 2021. Para ele, a pandemia despertou uma consciência de que instituições unidas podem superar crises.
“A sensação que tenho é que as pessoas tomaram um susto e por isso acredito que o objetivo é que sejamos conscientes juntos, quanto mais junto melhor. (…) As empresas estão fazendo isso, se aproveitar o Big Data, de todos os projetos, todas as energias sociais, algumas individuais, mas a maioria como instituições como Sagres, Fundação Pró Cerrado e etc. Se colocamos todas juntas, é um Know How e uma força que não pode ser derrotada. Tomara que esta pandemia nos tornem conscientes que podemos!”.
Confira a entrevista completa: