Uma parceria promete facilitar a vida de quem se engaja pró-meio ambiente e quer fazer o descarte correto dos seus resíduos. A união entre Google e O Boticário vai informar os brasileiros sobre pontos de coleta mais próximos, utilizando o Google Maps.

Além da localização, a parceria vai informar os tipos de materiais que podem ser entregues em cada ponto de coleta. Na prática, os brasileiros poderão descobrir onde podem entregar diferentes resíduos que têm em casa. São garrafas plásticas, eletrônicos, baterias, garrafas de vidro, lâmpadas, entre outros.

“Esperamos que essa parceria permita que mais brasileiros possam encontrar locais para reciclar itens do dia a dia, gerando um impacto positivo na cadeia de reciclagem no Brasil”, afirma Ivan Patriota, head de parcerias para Google Maps na América Latina. Por meio da parceria com O Boticário, o Google vai adicionar no Maps dados coletados e tratados pelo eCycle, tornando possível a ampliação do número de pontos de coleta de materiais recicláveis em todo o Brasil.

Além disso, a parceria prevê a inclusão de 3,5 mil novos pontos de reciclagem em todo o Brasil. Tudo deverá estar no Google Maps a partir das próximas semanas, com base também nos dados coletados pelo eCycle. As informaçõe, porém, serão sinalizadas com o atributo de reciclagem da plataforma do Google, com o apoio de O Boticário. Desta forma, a estimativa dessa união é que número dobre a partir dos próximos meses e chegue a 10 mil locais de coleta.

Como funcionará

Bastará pesquisa na Busca ou no Google Maps termos como “reciclagem de baterias perto de mim”, “reciclagem de cartuchos de tinta perto de mim” ou “reciclagem de sacolas plásticas perto de mim”, entre outros termos. Desse modo, os brasileiros poderão encontrar locais de coleta desses itens que estejam próximos à sua localização.

Nesse sentido, ao selecionar o ponto de coleta mais próximo, as pessoas encontrarão informações atualizadas. Entre elas tipo de resíduos que podem ser entregues no local, endereço e telefone, além de traçar uma rota.

A iniciativa de parceria entre as empresas surgiu para atender a demanda de um número cada vez maior de brasileiros que já vêm procurando saber mais sobre onde reciclar os materiais que utilizam em sua rotina. Dados do Google mostram que esse é o segundo tópico relacionado à Sustentabilidade mais buscado no Brasil, atrás apenas dos termos relacionados à mudanças climáticas. Algumas das principais buscas feitas no Google no Brasil estão relacionadas a recicláveis, bem como pontos dedicados à coleta de resíduos.

Pontos de coleta

O projeto da parceria inclui pontos de reciclagem de garrafas plásticas, eletrônicos, baterias, garrafas de vidro, lâmpadas, entre outros. Ademais, entre os pontos coletados pelo eCycle estão organizações não-governamentais, cooperativas de reciclagem, prédios públicos e lojas, incluindo de O Boticário. Os locais recebem esses materiais para que sejam direcionados ao destino correto para reciclagem.

A lista de pontos de reciclagem vai incluir os locais disponíveis do Boti Recicla do Boticário. Trata-se do maior programa de logística reversa do Brasil em pontos de coleta do setor de cosméticos, criado há 17 anos. As marcas Quem Disse, Berenice?, Eudora, bem como a Tô.que.Tô, todas do Grupo Boticário, também receberão essas embalagens.

A empresa ainda conta com a atuação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. “Essa parceria é estratégica e muito positiva por aliar sustentabilidade à tecnologia para otimizar a jornada do consumidor que já tem consciência sobre como descartar resíduos, mas não encontra informações sobre onde e como fazê-lo”, conta a VP Consumer do Grupo Boticário, Renata Gomide.

Este conteúdo está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 12 – Ação global contra a mudança do clima.

Leia mais