O programa Pauta 1 analisa nesta quinta-feira (18) um tema que tem preocupado brasileiros de Norte a Sul: as ondas de calor. Esta edição busca saber por que as temperaturas estão batendo recordes em vários estados e até quando isso vai durar.
As previsões não são boas. O fenômeno El Niño deve atingir o pico máximo de intensidade durante o verão brasileirão, então o calor deve aumentar ainda mais Brasil afora. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Brasil já sofreu com oito ondas de calor somente em 2023. Houve recorde histórico de maior temperatura registrada no país.
Além disso, as temperaturas ficaram acima da média histórica nos últimos meses, o que fazem de 2023 o ano mais quente em seis décadas. Para falar sobre isso, o Pauta 1 conta com a participação do cientista Paulo Artaxo, que é professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). Paulo é um dos mais respeitados especialistas em mudanças climática no mundo e membro da Academia Brasileira de Ciências e também do Painel Intergovernamental da ONU sobre o assunto, o IPCC.
No segundo bloco, os jornalistas Rubens Salomão, Samuel Straioto e Johann Germano detalham quais as previsões para este ano de 2024, em Goiás e Brasil. Para isso, recebem no estúdio o gerente do Centro de Informações Metereológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO), André Amorim.
Além disso, o programa procura entender o impacto das ondas de calor e mudanças climáticas para o setor produtivo. O regime de chuvas e alterações nas temperaturas têm consequências, principalmente para a produção agrícola e agropecuária. Para falar sobre isso, o Pauta 1 conversou com o assessor técnico da Federação Agropecuária de Goiás, Leonardo Machado. O Pauta 1 vai ao ar nesta quinta-feira, às 20h, na Sagres TV e no canal no YouTube.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).