O programa Pauta 1 desta terça-feira (16) fala sobre mobilidade urbana, um direito básico de todo cidadão. Andar por ruas e avenidas, a pé, de bicicleta, em um veículo próprio ou no transporte coletivo, apresenta muitos desafios para a gestão pública. Como amenizar os impactos de tanta gente nas ruas, pra lá e pra cá?

E com tantos desafios diários, o alto fluxo de veículos aparece como o obstáculo mais importante e ser superado. A prática fomenta o transporte individual, com uma grande quantidade de carros e motos nas ruas das principais cidades brasileiras. Ao mesmo tempo, um outro problema afeta os cidadãos há muito tempo: as condições ruins do transporte coletivo, especialmente o ônibus, sempre superlotado em horários de pico.

Coordenador técnico do programa Mova-se: Fórum Permanente de Mobilidade, Miguel Ângelo Pricinote, foi o entrevistado do programa, e deu explicações sobre o tema, inclusive a respeito de uma lei federal que obriga todas as cidades com mais de 20 mil habitantes a elaborarem um plano de mobilidade urbana, na tentativa de reduzir o número de acidentes e amenizar o estresse de motoristas que passam muito tempo no trânsito.

O Pauta 1 contou com as participações de Rubens Salomão, Wendell Pasquetto e Lucas Xavier, jornalistas do Sistema Sagres de Comunicação, e vai ao ar nesta terça, às 20h, na Sagres TV e no canal no YouTube.

Mobilidade urbana e os desafios para a gestão pública

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Confira outras edições do Pauta 1