Nascido em 23 de outubro de 1940, Edson Arantes do Nascimento, ou simplesmente Pelé, é considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos, e até mesmo, o maior atleta do Século XX.

Durante a infância, Pelé jogou no Canto do Rio, Sete de Setembro, Bauru e, aos 15 anos, finalmente, foi para o Santo, onde brilhou e conquistou dez campeonatos paulistas, quatro Torneios Rio-São Paulo, cinco Taças Brasil, duas Libertadores da América, duas Copas Intercontinental, uma Recopa Sul-Americana, uma Recopa dos Campeões Intercontinentais e um Torneio Roberto Gomes Pedrosa.

O Rei estreou na seleção brasileira em 1957, convocado por Sílvio Pirilo, na Copa Rocca. Em 1958, Pelé, aos 17 anos, jogou sua primeira Copa do Mundo e, ao lado de Garrincha, encantou o mundo e começou a ser chamado de Rei do Futebol. Pelé viria a jogar as Copas de 1962, quando atuou em apenas um jogo e se machucou, 1966 e conduziu a seleção canarinha ao título em 1970.

Pelé ainda aceitou a tarefa de erguer o futebol dos Estados Unidos e jogou pelo New York Cosmos. O Rei participou de 1375 partidas oficiais e marcou 1284 gols, média de quase um gol por partida. Foi eleito melhor jogador do século por oito instituições diferentes, inclusive, superando Diego Maradona.

O gol mil foi marcado no dia 19 de novembro de 1969 na vitória do Santos sobre o Vasco, por 2×1, no Maracanã, no Torneio Roberto Gomes Pedrosa. O goleiro vascaíno Andrada foi a vítima do milésimo gol do Rei.

Assista o gol com a narração de Édson Rodrigues:

{youtubejw}yekIEJLLCyo{/youtubejw}